1) Após uma fase pré-moral, chamada anomia, a criança penetra o universo moral e é penetrada por ele: o primeiro estágio, para Piaget, e os primeiros estágios, para Kohlberg, correspondem a fases de heteronomia. Tal heteronomia não é definida por uma falta de liberdade (como vimos, uma das possibilidades de definição da heteronomia), mas pela necessidade de uma referência a instâncias de autoridade, para a legitimação do sistema moral adotado pelo sujeito. Mas essa heteronomia não é o destino inevitável da moralidade humana, pois ela poderá ser superada por uma fase de autonomia, cujos primeiros sinais Piaget identifica em crianças de 9 a 10 anos, e que Kohlberg afirma só se consolidar nos estágios que ele chama de pós-convencionais, atingidos por muito poucas pessoas, mas ainda assim um potencial ao alcance de todos. Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
De acordo com La Taille, na
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta correta é a letra D
Sobre o conceito de heteronomia é correto afirmar que segundo La Taille, na etapa da heteronomia, que se estende até os nove anos de idade, as crianças passam a se interessar por atividades coletivas e regradas. Alternativa D.
Heteronomia é um conceito relacionado à subordinação, ou seja, se obedece por se sentir obrigado aquilo, não exatamente por se saber se tal coisa é exatamente boa ou ruim, apenas se segue o preceito que alguém estipulou sobre obediência.
As crianças que vivenciam essa fase, são beneficiadas por essa forma de obediência, pois tais preceitos serão fundamentais na constituição de sua moral perante a sociedade, pois essa é a época mais propícia para a inserção desses valores.
Se entende ainda que heteronomia seria o oposto de autonomia, pois o primeiro conceito define uma obediência cega, enquanto o segundo, uma obediência por reflexão.
Aprenda mais: brainly.com.br/tarefa/24685070
Bons estudos!