1) a constituição federal (cf) apresenta princípios inerentes à administração pública. por exemplo, é possível observar que, de acordo com o artigo 37 da cf, a "administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência". isto posto, o princípio da impessoalidade:
Respostas
1 – b) impede o favorecimento dos gestores públicos.
O princípio da impessoalidade é um dos princípios constituintes da Constituição Federal (CF) é responsável pelo impedimento do favorecimento dos gestores públicos.
2 – d) supremacia do interesse público.
O princípio da supremacia do interesse público apenas é válido caso seja aplicado dentro dos limites das regras e dos valores do ordenamento jurídico brasileiro.
3 – b) executar as leis existentes e de administrar a coisa pública, a administração do Estado em si.
É função do poder executivo a execução das leis que existem e a administração da coisa pública, que consiste na administração do Estado em si.
4 – d) Planejamento, Coordenação, Descentralização, Delegação de Competência e Controle.
Os princípios constitucionais possuem fundamental importância e compreendem Planejamento, Coordenação, Descentralização, Delegação de Competência e Controle.
5 – e) exige que a administração pública, ao celebrar atos e contratos, tenha a obrigação de seguir a lei e de honrar a moral e o comportamento probo (Princípio da Probidade), entendido como honesto e correto.
O princípio da moralidade apresenta a exigência de que a administração pública possua a obrigação de seguir a legislação e honrar a moral.