1) A produção de textos é o ato de expor por meio de palavras as ideias sobre determinado assunto. Saber como escrever um texto pode ser um pré-requisito para conseguir um emprego e uma vaga na faculdade. Isso porque pessoas que escrevem bons textos conseguem se expressar melhor. Dê 10 dicas essenciais para escrever um bom texto:
2) Explique a estrutura da introdução, do desenvolvimento e da conclusão de um texto:
3) Quais são as principais características do gênero textual “reportagem”?
4) A Leitura é uma das melhores atividades para manter o cérebro e as competências mentais em forma. Reforça as habilidades sociais e a empatia, trazendo bem-estar e qualidade de vida. Isso sem falar do conhecimento obtido que se transforma em boas memórias, como resultado da experiência. Cite pelo menos 5 benefícios que a leitura traz para o leitor:
5) Qual é o seu livro preferido? Sobre o que ele fala? Por que você gostou tanto dele? Quem é o seu autor?
6) Quais são as 10 classes gramaticais?
7) Existem quatro tipos de “porquês”. Explique em qual situação cada um deve ser usado (porque, porquê, por que, por quê):
8) O que vem a ser “Preconceito Linguístico”?
9) O que é “conjunção”? Quais são as principais?
10) “Treine seu olhar para observar as necessidades das pessoas à sua volta. Treine ver o mundo com os olhos dos outros.” Augusto Cury
Escreva um parágrafo falando sobre o que vem a ser uma pessoa que tem empatia.
Observação: Utilize da pontuação, acentuação e ortografia correta, de acordo com a norma culta da língua.
Respostas
1_ Planeje com cuidado, setorize o texto, elabore frases curtas e claras, use vírgulas, separe ideias por parágrafos, elimine maneirismos, cuja do uso excessivo do “inglês corporativo”, pesquise, enumere itens, leia o texto em voz alta.
2_ Uma boa e estruturada redação dissertativa deve englobar uma introdução (também chamado de início) chamativa; um desenvolvimento (chamado de meio) explicativo, argumentativo e informação consistente em idéias criativas; uma conclusão (chamado de fim) calcada nas ideias que transpassam todo o texto, como um fechamento
3_ Como principais características da reportagem podemos citar: a presença de títulos e a escolha de temas atuais mediados por um texto de cunho jornalístico, cuja linguagem é clara e simples.
4_ Estimula a criatividade, reduz o estresse, incita diferentes partes do cérebro, melhora o conhecimento, evolui a escrita, desenvolve o pensamento crítico, favorece a empatia.
5_ ( PESSOAL ) Ed & Lorraine Warren - Vidas Eternas, ele fala sobre casos paranormais que o casal já investigou, gostei dele porwue eu me interesso por assuntos de terror, ele tem 3 autores, Ed Warren, Eduardo Alves e Robert Curran.
6_ Substantivos, Artigos, Pronomes, Adjetivos, Verbos e Numerais, invariáveis, Advérbios, Preposições, Conjunções e Interjeições.
7_
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.
Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê?
Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê?Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão. Exemplo: Gostaria de saber o porquê dele não falar mais comigo.
8_ Preconceito linguistico é repulsa ou desrespeito às variedades linguísticas de menor prestígio social. Ele está diretamente ligado a outros preconceitos (regional, cultural, socioeconômico etc.)
9_ Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Conjunções aditivas,Conjunções adversativas, Conjunções alternativas,Conjunções conclusivas, Conjunções explicativas.
10_ Sem empatia, sobra intolerância, bullying, violência. Sem gastar um segundo imaginando como o outro se sente, de onde vem, em qual contexto foi criado, ao que foi exposto, sem se lembrar que cada um tem sua história e sem tentar entender como é estar na pele do outro, surgem os crimes de ódio, as discussões acaloradas nas redes sociais, o fim de amizades de uma vida toda. É preciso ter empatia para aprender que não existe verdade absoluta, que tudo depende do ponto de vista.