• Matéria: História
  • Autor: mariavitoriafamosos
  • Perguntado 5 anos atrás

(Udesc – SC) Durante a Proclamação da República no Brasil, as idéias do positivismo se disseminaram na
sociedade brasileira, a ponto do lema Ordem e Progresso ser colocado na bandeira do novo regime. A respeito das
idéias positivistas e de seus defensores, é correto afirmar:
A ( ) Demonstravam a necessidade de uma nova estrutura econômica, política e social no Brasil, pautada nos
interesses da igreja.
B ( ) Representavam os anseios da burguesia anseios da burguesia européia, interessada em estabelecer a ordem
capitalista no Brasil do séc. XIX.
C ( ) Indicavam o fim do poder das oligarquias cafeeiras paulista e mineira, além da ascensão das classes médias
urbanas.
D ( ) Permitiam que novos setores políticos, como o dos militares, assumissem o poder com o discurso de
restauração da ordem social

Respostas

respondido por: MustangGT150
2

Resposta:

Quem caminha pela Rue Monsieur Le Prince, no distrito de Odéon, em Paris, dificilmente percebe a placa em cobre que indica, ao lado da porta de número 10, que foi naquele prédio que viveu um dos filósofos mais importantes do Ocidente no século 19 — e cujo pensamento teve impacto determinante na formação social, política e até religiosa do Brasil República: o francês Auguste Comte (1798-1857).

É ali, em um apartamento onde ele passou boa parte da vida, no décimo andar, que hoje funciona a Maison d'Auguste Comte, um pequeno museu e centro de pesquisa e documentação fundado em 1960 pelo brasileiro Paulo Carneiro, que tinha servido como embaixador na Unesco, na capital francesa, até dois anos antes. É onde está também a Capela da Humanidade, sede da religião positiva, criada por Comte nas suas últimas décadas de vida.

Karl Marx: os finais trágicos das filhas do pai do socialismo científico

Os dois grandes erros científicos que Albert Einstein cometeu na carreira

Carneiro, que ocupou a cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras entre 1971 e 1982 (ano da sua morte), chamava o local, como os seguidores das ideias de Comte, de "apartamento sagrado", e Ivan Lins, o acadêmico que o recebeu na Academia, disse em seu discurso de recepção que Carneiro era um "filho espiritual do filósofo", muito por ter financiado o museu nos anos seguintes à abertura e por ter evitado, ainda na década de 1930, que o prédio fosse demolido para dar lugar a um parque.

A relação do Brasil com a casa de Comte em Paris, no entanto, vai muito além do esforço em mantê-la tal como o filósofo deixou antes de morrer, na metade do século 19. E também não se restringe à frase "Ordem e Progresso" na bandeira nacional.

A lei dos três estados de Comte

As dificuldades financeiras para manter o "apartamento sagrado" não foram exclusividade dos seguidores de Auguste Comte. Sem jamais conseguir lecionar em uma universidade, o próprio filósofo tirava seu sustento de contribuições esparsas que recebia de adeptos de suas ideias ou de pequenas rendas oriundas de conferências públicas.

Explicação:


guisantosf05: qual é?
Perguntas similares