• Matéria: Biologia
  • Autor: ctsclaudio
  • Perguntado 5 anos atrás

Em uma propriedade rural, um médico veterinário é chamado para atender um cavalo da raça Mangalarga Paulista de 4 anos. Segundo o proprietário, o animal vinha apresentando problemas respiratórios há aproximadamente dois anos, tais como tosse crônica, dificuldade para respirar e queda de performance, que o tirou das provas que participava. Desde então, o animal vinha sendo medicado e mantido estabulado, o que fez com que os sinais diminuíssem, até que há 2 dias, tornaram a surgir. Ao avaliar o animal, a primeira coisa que médico veterinário nota é uma intensa dilatação das narinas, associada a corrimento nasal, expiração abdominal exagerada e tosse não produtiva. Após conclusão do exame físico e dos exames complementares, ele conclui tratar-se de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma afecção respiratória crônica muito frequente em cavalos atletas. Para um cavalo atleta, a respiração é muito importante e está diretamente relacionada a sua performance, o que explica o fato da DPOC ter retirado o Mangalarga Paulista das pistas.



A respiração é o processo pelo qual os animais obtêm e utilizam o oxigênio e eliminam o dióxido de carbono. Diversos aspectos distintos, estão envolvidos nesse processo, incluindo os fatores químicos associados a captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, aspectos mecânicos e físicos relacionados com a ventilação dos pulmões, transporte dos gases entre os pulmões e o sangue e entre o sangue e os tecidos, e a regulação da ventilação. Podemos afirmar que este sistema é formado pelos pulmões, pleura e vias aéreas que levam o ar aos aos pulmões, tais como as narinas, as cavidades nasais, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os bronquíolos.

Sobre as estruturas que compõem este sistema respiratório do cavalo e de outros animais domésticos, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a.
A epiglote é uma abertura semelhante a uma fenda, situada entre as cordas vocais dos animais, local de inserção de um tubo endotraqueal (na traqueia) para a ventilação assistida e para a administração de anestésicos inalatórios.

b.
No interior da cavidade nasal dos animais encontra-se o epitélio olfatório, que está localizado na porção mais cranial desta. Quando um cão fareja por exemplo, há maior percepção dos odores, que são captados por esse epitélio especializado.

c.
A parede da traqueia contém anéis de cartilagem que impedem colapso da via respiratória traqueal e cada cartilagem traqueal é incompleta dorsalmente, possibilitando variações de diâmetro, que são reguladas pelo músculo liso traqueal.

d.
As narinas são menos flexíveis e dilatáveis no cavalo e mais flexíveis no porco, pois a dilatação das narinas só é vantajosa quando há necessidade de maior quantidade de ar.

e.
As cavidades nasais do cavalo, diferente da dos bovinos, são separadas pelo septo nasal e contém as conchas nasais, que são recobertas por uma mucosa amplamente vascularizada, que serve para aquecer e umidificar o ar inalado, antes da chegada deste, aos pulmões.


ctsclaudio: Resposta é a alternativa A

Respostas

respondido por: lucasfg775
6

Resposta:

"c"

Explicação:

usuhevsbsjsjisiwisusv ebsndixosugsbsbsbbsjdidid

respondido por: karinatfaustino
6

Resposta:

c.

A parede da traqueia contém anéis de cartilagem que impedem colapso da via respiratória traqueal e cada cartilagem traqueal é incompleta dorsalmente, possibilitando variações de diâmetro, que são reguladas pelo músculo liso traqueal.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas similares