Diferencie o posicionamento da Neurose Obsessiva e da Neurose Histérica frente a confrontação com o desejo. Quais as suas particularidades e diferenças?
Respostas
Resposta:
Neurose obsessiva é o termo criado por Freud em 1986 para designar um distúrbio que produz sofrimento psíquico e que aponta para os impasses do sujeito com o seu desejo inconsciente, compondo, juntamente com a histeria, as neuroses de transferência
A neurose é uma estrutura psíquica caracterizada por sintomas de origem infantil a partir de um conflito psíquico recalcado. ... Este caso clínico de Freud exemplifica um caso de histeria de conversão: com o recalque de uma ideia fora da consciência e a transformação da carga de afeto em sensações físicas de dor.
Explicação:
Ele irá propor que nas neuroses obsessivas – como o que acontece com o homem dos ratos, em que um ato compulsivo surge para neutralizar um outro anterior – o que ocorre é uma espécie de separação de dois impulsos opostos de forças parecidas, como sentimentos de amor e ódio. Porém, na grande maioria das vezes, a consciência os interpreta de forma errônea, tentando racionalizar uma forma de explicar esse fenômeno. Uma obsessão por proteção da pessoa amada, por exemplo, estaria relacionada e seria desencadeada por um motivo contrário e anterior a este, como um desejo de morte. Assim, as obsessões teriam um papel de reconciliação desses impulsos, sendo que as duas tendências são satisfeitas separadamente.