• Matéria: Sociologia
  • Autor: lucascarbones
  • Perguntado 5 anos atrás

2 - UNICENTRO- (adaptada) - Max Weber interessa-se não tanto pelas funções sociais, pela análise das crenças religiosas, mas sobretudo pelas práticas e atitudes diante do mundo, dadas pelas doutrinas. Essa interrogação está ligada à maneira como as grandes religiões oferecem, aos "crentes", várias compensações para "justificar" as situações que ocorrem neste mundo. Essas compensações podem estar ligadas a promessas de transformação que acontecerão pós fim do mundo (escatologias messiânicas = teorias do fim do mundo), de renascimento ou ainda de redenção no além (lógica da salvação). Historicamente, há duas categorias de ‘caminhos de salvação’ opostas: aquelas que são função da obra pessoal de cada um e aquelas que dependem de uma salvação exterior.(LALLEMENT, M. História das ideias religiosas. Das origens a Max Weber. Petrópolis: Vozes, 2000. p.309.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que Weber pensa sobre a religião. *
5 pontos
a) A religião protestante foi uma importante aliada para o desenvolvimento do capitalismo porque a riqueza passou a ser sinal da dádiva divina e salvação.
b) O desenvolvimento econômico é importante, pois auxilia o fiel a esquecer a preocupação sobre a existência dos deuses.
c) Weber acredita ser necessária uma vida de profunda religiosidade, deixando de lado os aspectos mundanos que contribuem para desviar os fiéis da verdadeira salvação.

Respostas

respondido por: adominguesdeoliveira
7

Resposta: a) A religião protestante foi uma importante aliada para o desenvolvimento do capitalismo porque a riqueza passou a ser sinal da dádiva divina e salvação.

Explicação:

Perguntas similares