• Matéria: Português
  • Autor: mariapaula094
  • Perguntado 5 anos atrás

Considere a explicação:

Ainda Bem

Marisa Monte



“Ainda bem



Que agora encontrei você



Eu realmente não sei



O que eu fiz pra merecer



Você



Porque ninguém



Dava nada por mim



Quem dava eu não tava afim



Até desacreditei



De mim



O meu coração



Já estava acostumado



Com a solidão quem diria



Que ao meu lado você iria ficar…”



O excerto destacado mostra-se incompleto se a leitura se encerrar apenas nele. A palavra "acostumado" precisa de um complemento (nominal) e exige que esse venha introduzido por uma preposição específica: com. Quem é acostumado, é acostumado COM alguma coisa.



Qual alternativa melhor justifica o caso de regência destacado na música abaixo?



“[…]



Aonde quer que eu vá



Levo você no olhar



Aonde quer que eu vá



Aonde quer que eu vá



Longe daqui



Longe de tudo



Meus sonhos vão te buscar



Volta pra mim



Vem pro meu mundo



Eu sempre vou te esperar



[…]”

A - Continuamos na mesma ideia de nomes que precisam de complemento, e temos “Longe”, um adjetivo. Mantendo o padrão das explicações acima, imagine se eu digo, sem mais nem menos: “Estou longe” ou “Estou perto”. Com certeza, vou ouvir a pergunta: “Longe de onde?” ou “Perto de quê?” É necessário complementar o adjetivo com um termo preposicionado: “Longe de casa”, “Perto da praia”!

B - Continuamos na mesma ideia de nomes que precisam de complemento, porém, desta vez, temos “Longe”, um advérbio. Mantendo o padrão das explicações acima, imagine se eu digo, sem mais nem menos: “Estou longe” ou “Estou perto”. Com certeza, vou ouvir a pergunta: “Longe de onde?” ou “Perto de quê?” É necessário complementar o advérbio com um termo preposicionado: “Longe de casa”, “Perto da praia”!

C - Continuamos na mesma ideia de nomes que precisam de complemento, porém, desta vez, temos “Longe”, um substantivo. Mantendo o padrão das explicações acima, imagine se eu digo, sem mais nem menos: “Estou longe” ou “Estou perto”. Com certeza, vou ouvir a pergunta: “Longe de onde?” ou “Perto de quê?” É necessário complementar o substantivo com um termo preposicionado: “Longe de casa”, “Perto da praia”!

D - NDA

Respostas

respondido por: vieiranunescecilia01
0

Resposta:

I excuse not speak Portuguese

Perguntas similares