Respostas
responta
O hexágono é formada por 6 triângulos equiláteros. Note pela figura que o raio da circunferência corresponde a medida dos lados dos triângulos equiláteros e isso implica que o raio da circunferência equivale ao próprio valor do lado do hexágono, ou seja, 12 cm.
o apótema corresponde a altura de um dos triângulos equiláteros que é calculada por (L.√3)/2, sendo L o valor do lado do triângulo que equivale ao raio da circunferência. portanto :
apótema= (12.√3)/2= 6√3 cm
outra maneira de calcular o apótema é considerar o triangulo retângulo formado pelo raio, apótema e metade de um lado do triangulo equilátero.
A área do hexágono é igual a 216√3 cm².
Hexágono
O hexágono é uma figura geométrica plana formada por 6 triângulos equiláteros de lado l. A área de um hexágono pode ser obtida ao multiplicarmos por 6 a área de cada um dos triângulos equiláteros que o formam.
Foi informado que o hexágono está inscrito em um círculo, onde o raio do círculo mede 12 cm. Assim, temos que a medida do lado do triângulo equilátero que forma o hexágono é igual ao raio, tendo 12 cm.
Utilizando a relação da área do triângulo equilátero de lado l, onde A = l²√3/4, obtemos que a área de um dos triângulos que formam o hexágono é:
A = 12²√3/4
A = 144√3/4
A = 36√3 cm²
Portanto, multiplicando a área por 6, obtemos que a área do hexágono é igual a:
Ah = 6*36√3
Ah = 216√3 cm²
Para aprender mais sobre o hexágono, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50921615
#SPJ2