Um dos principais artistas que vieram ao Brasil na missão Francesa, que representava em suas obras o dia a dia da população, o trabalho dos escravizados e as cidades
Respostas
Resposta:
Um dos marcos do desenvolvimento das artes no Brasil, a Missão Artística Francesa, que aportou nos trópicos em 25 de março de 1816, completa este ano seu bicentenário. Seu principal objetivo era dar início ao ensino regular das artes no Brasil, acompanhando o surgimento de diversas instituições públicas que se estabeleceram com a vinda de Dom João VI e da Família Real Portuguesa para a colônia em 1808, como, por exemplo, a Biblioteca Nacional.
Após a criação do Reino Unido de Portugal e Algarves, Dom João VI e seu ministro Antonio de Araujo Azevedo, conhecido como Conde da Barca, tiveram a preocupação de instituir a educação formal, que após a expulsão dos jesuítas, responsáveis pelo sistema educativo no Novo Mundo, ainda no primeiro período da colonização, tinha ficado negligenciada. Dessa maneira, articularam a vinda do grupo ao Brasil para empreender o projeto de institucionalização do ensino da arte.
“Naquela época, éramos sede do Reino Unido de Portugal e Algarves. Com os portos, se abriram também – e irresistivelmente – os espíritos e as ambições da gente da terra movidos pelo vento da mudança”, relata o embaixador Marcos Castrioto de Azambuja, membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Explicação:
Espero ter ajudado :)