Respostas
1 - Com o fim da União Ibérica, Portugal (que até então esteve sob o controle da Monarquia Espanhola) encontrava-se endividado, em uma situação diplomática delicada com o seu único vizinho (a Espanha), com disputas políticas internas entre as casas nobres do país. Vivia, portanto, uma crise econômica, política e social.
( Não sei se a resposta 2 esta correta )
2 - Houve três tipos de bandeiras: as de tipo apresador, para a captura de índios (chamado, indistintamente, “o gentio”) para vender como escravos; as de tipo prospector, voltadas para a busca de pedras ou metais preciosos e as de sertanismo de contrato, para combater índios e negros (quilombos).
3 - Casas de Fundição. As Casas de Fundição recolhiam o ouro extraído pelos mineiros, purificavam-no e o transformavam em barras, nas quais era aposto um cunho que a identificava como "ouro quintado". isto é, do qual já fora deduzido o tributo do "quinto".
significado de quintar ouro:Tirar a quinta parte, ou seja, divida o total por cinco e pegue uma parte. Essa era a parte devida à coroa portuguesa no tempo da colônia, quando se descobriu ouro aqui
4 - A Coroa Portuguesa cobrava impostos sobre a posse de ferramentas de exploração, de modo que para ter escravos, animais e material para explorar de maneira eficiente as minas, com maior esperança de retorno de lucros, era necessário pagar estes impostos.
5 - TROPEIRO: é a designação dada aos condutores de tropas ou comitivas de muares e cavalos entre as regiões de produção e os centros consumidores no Brasil a partir do século XVII. Mais ao sul do Brasil, também são conhecidos como carreteiros devido às carretas com as quais trabalhavam.
Manções: As chamadas monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram contato entre a capitania de São Paulo e a capitania de Mato Grosso, no Brasil. Monção é uma palavra de origem árabe e é como se chamam os ventos característicos do Sudeste Asiático.
6 - O Tratado de Madrid foi um tratado firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas
O Tratado de Madri, praticamente garantiu a atual extensão territorial do Brasil. O novo acordo anulou o Tratado de Tordesilhas e determinou que as terras pertenceriam a quem de fato as ocupasse, seguindo o princípio de Uti possidetis