Respostas
Resposta:
Sai o primeiro atlas que analisa os complexos fluxos populacionais da África Subsaariana, com especial atenção ao âmbito rural
Amostras de mapas do atlas ‘África em Movimento’.
Amostras de mapas do atlas ‘África em Movimento’.FAO / CIRAD
LOLA HIERRO
Madri - 16 JAN 2018 - 18:51 -02
MAIS INFORMAÇÕES
Especial: O cemitério de areia a caminho da Europa
A crise migratória se agrava e ultrapassa as fronteiras da Itália
Fome aumenta pela primeira vez em quase 15 anos
Dizer que a África se movimenta seria pouco. O continente na verdade está em ebulição: 36 milhões de africanos migraram em 2017, ou seja, 14% dos 258 milhões de deslocamentos registrados no ano passado em todo mundo, segundo o relatório de migrações de 2017 das Nações Unidas. Mas não migram como costumamos acreditar. Geralmente se imagina que os fluxos entre a África e a Europa e a América do Norte são os únicos, ou os de maior volume, mas 75% dos indivíduos que mudaram de ares na África Subsaariana permaneceram dentro do continente, segundo o estudo África em Movimento: Dinâmica e Motores da Migração ao Sul do Saara, publicado em novembro pela FAO (agência da ONU para alimentação e agricultura) e o Centro de Pesquisas Agrícolas para o Desenvolvimento (CIRAD). Trata-se do primeiro atlas a analisar a inter-relação dos fatores que levam os habitantes do continente africano a abandonar seus lares.
Instabilidade política, pobreza e desastres naturais são fatores importantes para a intensa migração entre regiões e países na África subsaariana.
Migrações na África subsaariana
Muitas vezes, ao pensar sobre migração e África, é possível imaginar a saída dessas pessoas para países mais ricos, como Estados Unidos, Espanha e França. Porém, é interessante ressaltar que existe uma intensa migração interna no continente. Os migrantes buscam melhores condições de vida e trabalho, e muitas vezes não é necessário sair de seu continente para isso.
Os fatores para essa intensa migração interna são diversos, desde questões econômicas e sociais, até questões naturais e climáticas.
Para saber mais sobre migração interna africana, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/48989352
#SPJ2