1. O que você acha sobre a evolução dos transportes até o dia de hoje? justificar
Respostas
Resposta:
A domesticação de animais possibilitou que eles fossem utilizados nos transportes de pessoas e de carga.
Com a invenção da roda, surgiram as carroças puxadas por animais, como cavalos e bois.
Depois, com a invenção da máquina a vapor, dos motores elétricos e dos motores movidos a partir da queima de combustíveis, o transporte terrestre passou a ser realizado por trens, automóveis, ônibus e caminhões, entre outros veículos.
A cada dia os meios de transporte se modernizam mais, ganhando maior velocidade, eficiência e conforto.
DA MARIA-FUMAÇA AOS TRENS MAIS VELOZES
O trem é um meio de transporte no qual uma locomotiva puxa vários vagões, que podem ser de passageiros ou de carga. Antes da invenção da locomotiva, esses vagões eram puxados por animais.
A primeira locomotiva foi inventada há cerca de 200 anos. Ela era lenta e movida a vapor. Por soltar muita fumaça ficou conhecida como "maria-fumaça".
Desde a invenção da maria-fumaça aos dias atuais, os trens se modernizaram e ficaram mais velozes.
OS AUTOMÓVEIS
O automóvel é o meio de transporte mais utilizado no mundo.
Populares ou de luxo, os automóveis tiveram um grande desenvolvimento tecnológico, desde a época de sua invenção até os dias atuais.
No Brasil, o primeiro automóvel chegou há cerca de 100 anos.
SOBRE DUAS RODAS
A bicicleta foi inventada há cerca de 200 anos.
As primeiras bicicletas eram bem diferentes das que existem hoje: eram de madeira, inclusive as rodas, e não tinham pedais.
Com o surgimento de motores menores e mais leves, eles começaram a ser instalados em bicicletas. Assim surgiram as primeiras motocicletas.
Atualmente, bem mais modernas, as motocicletas dividem o espaço das ruas com outros meios de transporte.
A primeira bicicleta era um veículo muito simples; foi inventada pelo francês De Siorac, no ano de 1790 e era composta por duas rodas no mesmo tamanho, ligadas por uma travessa de madeira. Possuía também um cabo ou manivela para apoio das mãos. Mais tarde, 1818, o alemão Carlos Drais aperfeiçoou este veículo, fazendo com que a roda dianteira pudesse mover-se para a direita e para a esquerda.