ME AJUDEMMMMM!!!
pfvrrr
1- Leia as definições e compare autos e farsas. Autos são peças teatrais religiosas, tratado de modo sério ou cômico. O objetivo era divertir, moralizar o público ou difundir a fé cristã. Entre elas Auto da alma e trilogia das barcas (composta por Auto da barca do inferno, Auto da barca da glória, Auto da barca do purgatório).Farsas: são peças cômicas curtas, de um só ato, poucas personagens e enredo extraído do cotidiano. Farsa de Inês Pereira, Farsa do velho da horta e, Quem tem farelos?
R:
2- O vocativo vem de invocar, chamar, interpelar, quem? Um interlocutor real ou de faz de conta. Quando a pausa da frase é curta usamos vírgulas como o caso de: Querido diário, . Se for mais longa usamos sinais de interrogação, exclamação ou reticências para indicar pausas mais longas. Elabore três frases usando o vocativo:
R:
3- Leia cada uma das frases e depois, indique a classe gramatical presente em cada frase:
a. Muitos soldados corajosos estiveram nessa batalha. ( Adjetivo) classe de palavras que atribui característica ao substantivo. na frase o adjetivo é:
b. Faltou força. (Substantivo) Classe de palavras que nomeia seres, coisas, fenômenos. Na frase é um substantivo abstrato. Na frase é o substantivo é:
c. A festa de seus quinze anos foi inesquecível. (Pronome) é a classe de palavras que acompanha ou substitui o substantivo. Na frase o pronome é:
5- Faça a leitura de um trecho do sermão da sexagésima do Padre Antônio Vieira e diga o que entendeu:
“Fazer pouco fruto a palavra de Deus no Mundo, pode proceder de um de três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus. Para uma alma se converter por meio de um sermão, há-de haver três concursos: há-de concorrer o pregador com a doutrina, persuadindo; há-de concorrer o ouvinte com o entendimento, percebendo; há-de concorrer Deus com a graça, alumiando. Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa é a conversão de uma alma, senão entrar um homem dentro em si e ver-se a si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, e necessária luz e é necessário espelho. O pregador concorre com o espelho, que é a doutrina; Deus concorre com a luz, que é a graça; o homem concorre com os olhos, que é o conhecimento. Ora suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte, por qual deles devemos entender que falta? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus?”
R:
9- Selecione palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítona presentes no texto a seguir:
“ [...] Dura inquietação d’alma e da vida/ Fonte de desamparos e adultérios,/ Sagaz consumidora conhecida/ De fazendas, de reinos e de impérios!/ Chamam-te ilustre, chamam-te subida,/Sendo digna de infames vitupérios;/ Chamam-te Fama e Glória soberana,/ Nomes com quem se o povo néscio engana.” (Luís Vaz de Camões).
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
meu Deus amigo nem perdi tempo lendo vc que lute
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás