Leia os seguintes textos:
No palácio, Pedro cuida do jardim, quando ouve a voz de Filosel; corre e se esconde atrás da roseira. Chegam ao jardim Filosel e a Ama. Música de fundo. Ama – Coragem, Princesa. Pensando bem, aquele que vencer o Dragão não pode ser qualquer um. Tem que ser um homem corajoso.
No palácio, Pedro cuidava do jardim, quando ouviu a voz de Filosel. Correu, então, e se escondeu atrás de uma roseira. No momento em que entravam no jardim, a Ama procurava animar Filosel, dizendo-lhe que o vencedor do dragão não poderia ser qualquer um, mas sim um homem corajoso.
a) O primeiro parágrafo do texto 1 pode ser considerado como fala de um narrador? Explique.
b) O texto 2 é uma transformação do texto 1.
Indique duas diferenças entre os dois textos.
Respostas
Resposta:
a) Aceitar ou recusar o casamento com o herói que matasse o dragão.
b) “Você gostaria de ver Verdes Campos arrasada pelo Dragão?” (consequência da escolha de não se casar com o herói).
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
GABARITO
a) O primeiro parágrafo não pode ser considerado como fala de um narrador. Ele é apenas uma "rubrica", ou seja, uma série de indicações para o diretor e para os atores da peça teatral. Não está contando uma história para o leitor ou para o espectador. Quando a peça é representada, os espectadores veem tudo isso acontecer no palco, diante deles, sem que alguém – um narrador – conte ou explique.
b) Algumas diferenças que podem ser apontadas:
- O texto 2 tem um narrador, que não existe no texto 1.
- No texto 1 predominam os verbos no presente; no texto 2, os verbos no passado.
- No texto 1 a fala da personagem (a Ama) é pronunciada por ela mesma (em discurso direto); no texto 2, a fala da personagem é traduzida pelo narrador (em discurso indireto).
- O texto 1 é um texto teatral; o texto 2 é um texto narrativo.
Explicação: