os industriais introduziram o escandaloso sistema de trabalho noturno. Em algumas fábricas havia duas equipes de operários, cada qual suficientemente numerosa para fazer funcionar toda a fábrica; uma trabalhava as doze horas do dia, a outra as doze horas da noite. Não é difícil imaginar as consequências que fatalmente teriam sobre o estado físico das crianças, e mesmo dos adolescentes e adultos, esta privação permanente do repouso noturno, que nenhum sono diurno poderia substituir. Sobretudo excitação do sistema nervoso ligada a um enfraquecimento e a um esgotamento de todo o corpo, tais eram as consequências inevitáveis.
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. IN MARQUES, A.;BERUTTI F.; FARIA, R. (Orgs.). História contemporânea através de textos. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2005.p. 42.
Quais características, econômica e social, relacionadas ao processo da Revolução Industrial, são possíveis reconhecer no texto?Leitura Avançada
-A busca pela elevação da produtividade por parte dos donos das fábricas e as consequências negativas do trabalho infantil.
-O prejuízo referente à lucratividade dos industriais pelo turno dobrado e a ausência de repouso noturno para todas as categorias de trabalhadores.
-O exagero na quantidade de horas trabalhadas pelos operários e a defesa das condições para o inevitável processo de acumulação de capitais.
-A percepção dos patrões acerca da importância do sono e a predisposição dos mesmos em negociar os horários de descanso.
Respostas
respondido por:
38
Resposta:
O exagero na quantidade de horas trabalhadas pelos operários e a defesa das condições para o inevitável processo de acumulação de capitais.
Explicação:
Fiz agr em uma prova garay ;-;
Letícia41116:
*Ponte
respondido por:
1
A resposta é da pessoa Acima, KSKSK.
tá certa
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás