• Matéria: Pedagogia
  • Autor: caaahgoulart
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o fragmento de texto:


“Atenção especial merece o ensino médio no Brasil, considerado, historicamente, como um nível de estudos para a elite”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 160.

Considerando o fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta características da Pedagogia Escolanovista.

A
Representada pelo educador Paulo Freire, tem por finalidade a transformação social, propõe um relacionamento democrático entre professor e aluno, aluno este que transformará o mundo.

B
A proposta é de modelar o comportamento humano e atender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade.

C
A Escola deve se adequar às necessidades individuais dos alunos, os conteúdos estabelecidos a partir das experiências vividas e o professor assume o papel de auxiliar a criança no processo de aprendizagem.

D Preparar intelectual e moralmente os alunos, o conhecimento é repassado como verdade absoluta e a relação professor-aluno é caracterizada pelo autoritarismo.
E Os conteúdos são culturais e universais, aqueles incorporados pela humanidade ao longo da história da sua realidade social, e com os determinantes sociais da educação.

Respostas

respondido por: darlanya94
2

Resposta: Letra A

Explicação:

Os modelos educacionais variaram de acordo com os períodos, as principais características e princípios de cada uma das pedagogias citadas:

da Tecnicista (Texto-base, p. 140, 148), como responsável pela formação técnica da mão de obra do sistema vigente; da Tradicional como massificadora

e alienante (Texto-base, p. 135, 140); da Escolanovista como aprendizagem centrada no aluno e apresentado como condição a motivação (Texto-base,

p. 135, 138); a Histórico-Crítica como uma pedagogia que leva em conta os determinantes sociais da educação e que considera a história social do próprio

aluno (Texto-base, p. 171, 172) e, por fim, a Progressista que propõe uma visão crítica da estrutura social e da ideologia dominante. (Texto-base, p. 169,

172).

respondido por: viniciusrm19
2

A pedagogia escolanovista, cujo principal protagonista foi Paulo Freire, identificava um novo sistema de ensino, o qual priorizava a transformação social, dentro de um ambiente democrático (Alternativa A).

Características da Pedagogia Escolanovista

Paulo Freire, considerado como um dos maiores educadores de todos os tempos, foi uma das referências no que tange à pedagogia escolanovista. Sua ideia era representar a educação como uma forma de transformação social, além de modificar a postura passiva do aluno, a fim de que se interessasse pelo conhecimento, tornando-se protagonista.

Mais sobre pedagogia escolanovista: brainly.com.br/tarefa/24610293

Anexos:
Perguntas similares