Respostas
Resposta:
→Martim Afonso de Sousa (Vila Viçosa, ca. 1490/1500 — Lisboa, 21 de julho de 1564) foi um nobre, militar e administrador colonial português. Foi o primeiro donatário da Capitania de São Vicente (1533-1564) e governador da Índia (1542-1545).
O principal produto que fez com que a capitania hereditária de São Vicente prosperasse foi o ouro e a prata. Essa capitania existia no litoral de Pernambuco, sendo fundada em 1532 e tida como primeira vila brasileira, e seu primeiro donatário foi Martins Afonso de Souza.
Originalmente a capitania consistia em duas seções: a seção sul (a São Vicente propriamente dita que se destacou efemeramente), de Bertioga (SP) a Cananéia/Ilha do Mel (PR) e a seção ao norte, de Macaé (RJ) a Caraguatatuba (SP), interrompidas pela Capitania de Santo Amaro.
Por volta do ano 1000, índios tupis procedentes da Amazônia conquistaram a região atualmente ocupada por São Vicente, expulsando, para o interior, os seus habitantes anteriores (os chamados tapuias).
ESPERO TER AJUDADO
SE QUISER ME AJUDAR TBM
ATENCIOSAMENTE...............
Resposta:
Martim Afonso de Sousa :)
Ele foi um nobre, militar e administrador colonial português. Foi o primeiro donatário da Capitania de São Vicente e governador da Índia :DD