• Matéria: História
  • Autor: davi3398
  • Perguntado 5 anos atrás

3. “Eis dois homens frente a frente: um que quer servir; o outro que aceita, ou deseja ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era acentuado pela genuflexão. Ao mesmo tempo, a personagem que oferece as mãos pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais se reconhece ‘o homem’ de quem está na sua frente. Depois, chefe e subordinado beijam-se na boca: símbolo de acordo e de amizade. Eram estes [...] os gestos que serviam para estabelecer um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu.”
O extrato do texto do historiador francês Marc Bloch sobre a sociedade feudal refere-se ao rito que formalizava:
a) a relação entre servo e senhor, na qual o primeiro se submetia ao trabalho nas terras do segundo, incluindo os membros de sua família.
b) a relação de suserania e vassalagem, na qual em troca do controle sobre determinada quantidade de terra e servos que nela trabalhavam, o vassalo tornava-se dependente do senhor que a cedeu.
c) a intenção de se realizar o casamento entre membros de duas famílias distintas, onde o pai do noivo se colocava como senhor do pai da noiva.


davi3398: d) a relação entre o mestre-artesão de uma guilda e seu aprendiz, indicando um estreito laço entre os dois que garantiria que essa relação de trabalho perduraria por quase toda a vida
davi3398: Tem mais essa alternativa

Respostas

respondido por: glima1997
2

Resposta:

e a b pode confiar

) a relação de suserania e vassalagem, na qual em troca do controle sobre determinada quantidade de terra e servos que nela trabalhavam, o vassalo tornava-se dependente do senhor que a cedeu.

Perguntas similares