• Matéria: Português
  • Autor: larissa69aguiar
  • Perguntado 5 anos atrás

preciso de uma redação dissertativa argumentativa sobre: diminuição do QI das novas geraçãoes. Para hoje pfvv.​

Respostas

respondido por: victoriadepaulasilva
0

Resposta:Embora o neurocientista reconheça que o QI é afetado por diversos fatores – entre eles o sistema de saúde, o sistema escolar, a nutrição –, ele chama a atenção para o fato de que em países muito estáveis do ponto de vista socioeconômico, como Noruega, Dinamarca, Finlândia, França e Holanda, os nativos digitais são os primeiros a ter QI inferior ao dos pais. O grande problema, segundo ele, é que as crianças, desde muito pequenas, passam diversas horas do dia diante de telas em detrimento de situações interativas e atividades que estimulam de modo muito mais eficiente a arquitetura cerebral, que está em pleno desenvolvimento nos primeiros 3 anos de vida. Ele vai se desenvolvendo a partir dos estímulos que são oferecidos – vão se formando as sinapses, as redes neurais se especializam, caminhos neurais são criados e desfeitos de acordo com as experiências vividas pela criança, ou seja, a plasticidade cerebral é enorme. Essa plasticidade diminui conforme a criança vai crescendo, sendo ainda razoável até o término da adolescência.

Quando o uso de telas acontece com prudência, de modo controlado e a partir de uma certa idade, o prejuízo não é tão grande. Segundo o pesquisador, «a partir dos 6 anos, se os conteúdos forem adaptados e o sono preservado, o tempo diante da tela pode ser de meia a uma hora por dia, sem uma influência negativa». Hoje vivemos um mundo povoado de telas, e existe um número infinito de entretenimentos eletrônicos. As crianças ficam absolutamente hipnotizadas por elas e as manuseiam com uma habilidade impressionante, o que é uma grande ajuda para os pais e cuidadores que ganham tempo para seus afazeres pessoais.

Tudo isso dá muito mais trabalho e faz muito mais sujeira, é verdade. No entanto, faz parte de um bom estímulo ao desenvolvimento ajudar os filhos a ganharem a virtude da ordem, e essa pode ser uma excelente oportunidade para isso. Se mostramos aos filhos que há uma rotina estabelecida e que o tempo para a utilização das telas é restrito, eles se adaptarão e serão extremamente beneficiados. Assim que compreendam, devem ser orientados sobre os prejuízos, pois dessa forma crescerão na capacidade de cuidar da própria saúde.

Explicação:

Perguntas similares