A necessidade de evidenciar com qualidade os fenômenos patrimoniais e a busca por um tratamento contábil padronizado dos atos e fatos administrativos no âmbito do setor público tornou imprescindível a elaboração de um plano de contas com abrangência nacional. Este plano apresenta uma metodologia, estrutura, regras, conceitos e funcionalidades que possibilitam a obtenção de dados que atendam aos diversos usuários da informação contábil.
É sabido que, na contabilidade, os registros devem ser efetuados pelo método das partidas dobradas. Nesse sentido,
no caso do PCASP os lançamentos devem:
Creditar contas patrimoniais.
Debitar contas orçamentárias.
Debitar contas patrimoniais e creditar contas de controle.
Debitar e creditar contas patrimoniais.
Debitar e creditar contas de mesma natureza de informação.
Respostas
Resposta:
Resposta Correta:
Correta Debitar e creditar contas de mesma natureza de informação.
Explicação:
Feedback da resposta: Resposta incorreta: as partidas dobradas viabilizam que todo crédito tem um débito correspondente. Na contabilidade pública, por vezes, um mesmo fato pode gerar registros em mais de um subsistema de informação. Contudo, cada subsistema recebe um débito e um crédito correspondente.
Resposta: Debitar e creditar contas de mesma natureza de informação.
Explicação: O método das partidas dobradas, utilizado pela contabilidade, deve debitar uma conta em contrapartida ao crédito de outra conta. E, no caso da contabilidade pública, no caso do PCASP, essas contas devem ser de mesma natureza de informação, ou seja, o débito em conta patrimonial tem um respectivo crédito em outra conta patrimonial, e assim sucessivamente.