texto 1 uma pesquisa realizada pelo datafolha, encomendada pelo fórum brasileiro de segurança pública, em 2016, apontou que 57% da população de grandes cidades brasileiras concorda com a frase "bandido bom é bandido morto". na prática, a afirmação é uma violação aos direitos humanos. significa que mais da metade da população de grandes cidades defende a justiça feita pelas próprias mãos, atropelando o devido processo penal do estado democrático de direito e defendendo o fim da vida de alguém, ou seja, violando o princípio mais básico dos direitos humanos: o direito à vida. zylbersztajn lembra que "uma pessoa que comete crime tem direito à defesa, ao devido processo legal, e que cumpra pena à qual ela foi julgada". "os direitos humanos não vão garantir impunidade, vão garantir que a pessoa tenha defesa, tenha um processo justo. isso é difícil de entender, às vezes", diz, citando os sentimentos de "vingança", de "não querer que criminosos tenham direitos protegidos".
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 3: III e IV, apenas.
O texto do enunciado da questão realiza a afirmação de que para mais da metade (57%) da população de grandes cidades brasileiras concorda com a frase "bandido bom é bandido morto".
É preciso considerar que tal afirmação compreende em uma violação dos direitos humanos, ao ressaltar que grande parte da população das grandes cidades defende a denominada justiça feita com as próprias mãos, desconsiderando o processo pena do estado democrático.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás