• Matéria: Geografia
  • Autor: emilly150908
  • Perguntado 5 anos atrás

O intemperismo é o conjunto de processos que gera a desagregação física e a decomposição química dos minerais das rochas, através dos quais as rochas se desintegram e se decompõem a superfície da crosta, e pode ser dividido em:



a) Intemperismo físico, químico e biológico;
b) Erosão, deposição e desgaste;
c) Intemperismo químico, magmático e sedimentar;
d) Intemperismo biológico, geográfico e histórico;

Respostas

respondido por: pedrohndsouza9
5

Resposta:

É a Letra (A)

O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico. Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

Explicação:

Se Tiver Errado Desculpa ai

respondido por: cesarcosta30
0

Podemos dizer que o intemperismo é uma degradação de rochas e sedimentos a partir de ações naturais. Essas ações podem ocorrer através de fenômenos químicos, físicos ou biológicos, portanto, a alternativa A é a correta.

Intemperismo

Um exemplo de intemperismo são as formações de cânions, que são fenômenos onde a ação de um rio, geralmente, fazem com que a região se torne acidentada podendo chegar a alturas impressionantes.

O intemperismo físico ocorre entre o contato direto das rochas causando deformações. O intemperismo químico está associado a reações químicas como oxidação, hidrólise, redução, carbonatação, etc.

No intemperismo biológico, o agente que causa a deformação é um ser vivo, como plantas, fungos, bactérias ou animais, por exemplo.

Para saber mais sobre intemperismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/50155777

#SPJ2

Perguntas similares