Respostas
Resposta:
Oito de Dezembro
Buscar notícias
NOVO CORONAVÍRUS18/05/2020
Conheça as etapas de produção das vacinas
Para que sejam aprovadas, as vacinas passam por processos rigorosos e demorados
Tem sido muito falado sobre uma vacina para o novo coronavírus, mas ainda que pesquisadores de diferentes países estejam concentrado esforços para essa pesquisa, é importante entender que, para que seja aprovada e comece a ser utilizada, existem etapas rigorosas na sua produção.
Como é feita uma vacina?
De acordo com o Instituto Butantan, a sequência que envolve a pesquisa e o desenvolvimento de uma vacina apresenta diferentes estágios, incluindo grandes investimentos e testes até a sua aprovação. Podemos dividir em três grandes momentos.
Primeiro estágio
Pesquisas iniciais e análise de possibilidades. Aqui é percebido qual é o agente responsável pela doença. Ainda, ocorre a utilização do vírus inativo e repartido para gerar antígenos (substância que dá origem à produção de anticorpos no organismo).
Segundo estágio
Início de testes in vitro e/ou in vivo. Análises e aplicações em animais.
Terceiro estágio: ensaios clínicos
O mais complexo e mais extenso. Esse estágio é dividido em três etapas: a primeira, início dos estudos realizados em seres humanos com a finalidade de apresentar a segurança da vacina; a segunda, que visa definir a sua capacidade de resposta imune; a terceira etapa que comprova a sua eficácia e, por fim, a última etapa que é a distribuição à população após registro sanitário.
Esses testes, realizados com voluntários, são detalhados nos seguintes passos:
1º – envolve pessoas saudáveis em um grupo menor (aqui são analisadas as respostas do sistema imunitário)
2º – indivíduos que apresentam riscos são acrescentados a um grupo que concentra maior número de pessoas (nesse momento, a eficácia da vacina é percebida)
3º – teste realizado em centenas de pessoas mesclando aqueles que apresentam riscos com os que são sadios. (nesse passo, a eficácia é medida em situações naturais da existência da doença)
Após a última etapa e após receber a aprovação dos órgãos regulatórios, ocorre a fabricação em maior escala e o início da distribuição à população. Mesmo depois de ser aprovada, a vacina permanece em constante avaliação e observação.
Explicação:
espero ter ajudado e bons estudos