Matheus é uma criança de 8 anos de idade e vem apresentando diversos problemas na escola, apesar de ter vários amigos na sua sala. Ele repetiu o último ano no colégio privado no qual estuda e que tem, aproximadamente, 30 alunos por sala. A mãe de Matheus decidiu levá-lo ao psicólogo para que este pudesse fazer um melhor diagnóstico do filho. O psicólogo aplicou os seguintes testes em Matheus, com bastante colaboração por parte da criança: Torre de Londres, D2 e R2. O teste Torre de Londres é utilizado para verificar as funções cognitivas, em especial as capacidade de planejamento e solução de problemas, o D2 é um teste de atenção concentrada visual, que permite a avaliação de vários resultados separadamente: rapidez, exatidão, qualidade da atenção e flutuação no desempenho, por fim, o R2 é um teste não verbal de inteligência. Os resultados foram os seguintes:
Torre de Londres: 26 pontos (classificação média);
D2: Percentil 95 no Resultado Bruto, indicando rapidez em tarefas que exigem atenção; Percentil 30 no Resultado Líquido, indicando dificuldade com a atenção concentrada. Obteve Percentil 1 na Porcentagem de Erros, demonstrando que sua rapidez não e acompanhada pela precisão; e Percentil 30, na Amplitude de Oscilação, indicando oscilação no seu ritmo de trabalho;
R2: Percentil 60.
Os testes psicológicos não devem ser analisados sem levar em conta a história do sujeito, mas dão uma pista de onde o psicólogo deve focar sua atenção no processo psicodiagnóstico. O psicólogo de Matheus analisou os primeiros testes aplicados e percebeu que seus resultados poderiam indicar uma psicopatologia especifica.
Assinale a hipótese diagnóstica que condiz com os resultados de Matheus.
Escolha uma:
a. Transtorno da aprendizagem.
b. Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
c. Síndrome de Asperger.
d. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
e. Depressão.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
e
Explicação:
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás