Christian Baudelot e Roger Establet são sociólogos franceses que tiveram uma preocupação em desenvolver uma concepção crítica da educação e da escola no capitalismo. Desenvolveram o conceito de escola dualista.
Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I. Na sociedade capitalista, dividida em classes, a escola é única e o conhecimento escolar é passado igualmente para todos os setores da sociedade.
II. Numa sociedade dividida em classes, não é possível haver uma escola única.
III. A cultura que é transmitida na escola não é uma só e está espelhada na divisão de classes existente na sociedade. Desse modo, os fins da educação não seriam apenas diferentes, mas opostos e até mesmo antagônicos.
IV. Na sociedade capitalista a escola está dividida em duas grandes redes: a escola burguesa e a escola do proletariado.
De acordo com a teoria da escola dualista estão corretas:
Alternativas:
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.
Respostas
Resposta:
É a questão (D)
Explicação:
Pois Baudelot e Establet dizem que não possível se ter uma escola única sendo uma sociedade capitalista, divida em classes.
A alternativa D se apresenta como correta. O sentido apresentado no texto está justamente ligado ao fato do sentido do capitalismo na sociedade.
Aqui, sua forma está estabelecida a partir da divisão das classes, onde o projeto de educação pode ser explicado pela sociologia clássica:
Educação dentro do modelo capitalista
Ao distribuir educação para a sociedade ela terá um entendimento maior e produzirá melhor coletivamente, fato este que se difere do capitalismo que busca ganhar sob esse ensino oferecendo educação cara que fortalece os padrões de desigualdade.
A construção da cultura parte do desenvolvimento da sociedade, por isso ela é dinâmica, não estática.
Mais sobre o projeto capitalista:
https://brainly.com.br/tarefa/22509879