Por favor me ajudem!
Durante milhares de anos, os grupos humanos se deslocaram constantemente em busca da caça, da pesca e da coleta de frutos e vegetais necessários à sua sobrevivência. Ao contrário de hoje, pois normalmente fixamos residência, esses grupos eram nômades. Mas o que poderia mudar essa característica? Porque os seres humanos deixaram de se deslocar constantemente? A resposta é o desenvolvimento da agricultura. Desde os seres humanos começaram a produzir seus alimentos, já não precisavam mais se deslocar em busca de comida. Inicia-se aí o processo de sedentarização, que vai gradativamente dando origem às vilas e cidades. Portanto, podemos dizer que a agricultura provocou mudanças bastante significativas na vida da humanidade.Mas como a agricultura teve início? Quem descobriu essa técnica? A descoberta parece ter sido feita pelas mulheres. Na divisão de tarefas, eram elas que ficavam responsáveis pela coleta de frutos, vegetais e raízes. Ao coletar, especialmente o trigo e a cevada para fazer farinha, perceberam que as sementes que caíam próximas aos rios germinavam, gerando novas plantas. Assim, nascia a agricultura. Os homens passaram a não depender mais exclusivamente da caça e da pesca. O clima também influenciou nas mudanças. Há cerca de 10 mil anos, o clima da Terra tornou-se mais quente, o que auxiliou no aumento da vegetação e na quantidade de animais. Com isso, a humanidade começou a se alimentar melhor, gerando um grande aumento populacional. Nessa época, os seres humanos também começaram a domesticar alguns animais. Na região do Oriente Médio, cabras e carneiros passaram a ser controlados, formando rebanhos. Os homens descobriram que os animais serviam não só como alimento, mas também para fornecer lã, e seus excrementos podiam servir de combustível ou de adubo para à terra. Assim como a agricultura, o desenvolvimento da pecuária foi lento e gradativo.
a) A partir das ideias do texto, explique como ocorreu o processo de sedentarização da espécie humana.
b) De acordo com o texto, explique como a prática da domesticação de animais influenciou no desenvolvimento da vida humana.
c) Qual o papel das mulheres no desenvolvimento da agricultura?
d) Explique a importância do desenvolvimento da agricultura para os seres humanos.
Respostas
A) A possibilidade de populações humanas viverem de maneira sedentária, ou seja, vivendo de maneira continuada em um mesmo local, foi resultante da invenção da agricultura e da pecuária na Eurásia, marcando o fim do paleolítico e o início do neolítico.
Algumas diferenças entre as sociedades paleolíticas e neolíticas:
1) No Paleolítico, as sociedades eram caçadoras-coletoras, enquanto no neolítico eram agricultoras e praticavam a pecuária;
2) O tamanho dos grupos humanos era bem menor nas sociedades paleolíticas;
3) Nas sociedades neolíticas havia o predomínio de pessoas que não apresentavam intolerância à lactose e ao glúten. No paleolítico boa parte da população era intolerante a essas substâncias;
4) No paleolítico, geralmente, as sociedades eram nômades, normalmente, enquanto no neolítico, normalmente, as sociedades eram sedentárias, criando, inclusive, as primeiras cidades.
Explicando:
Na época anterior, durante o paleolítico, os grupos humanos eram bastante semelhantes ao caçadores-coletores que havia até algumas centenas de anos em algumas partes do mundo (como a Oceania, a América, e África).
As pessoas viviam em grupos de dezenas até algumas poucas centenas de indivíduos, dependendo da caça e pesca (geralmente, efetuada pelos homens) e da coleta de produtos vegetais, como frutas e raízes (atividade normalmente, realizada pelas mulheres). Obviamente, com o tempo, o número de animais de uma região diminuía em virtude dos indivíduos abatidos e dos que fugiam, bem como o número de produtos coletados já não eram mais o mesmo, tornando o local menos produtivo para sustentar a vida desses grupos. Quando isso acontecia, eles mudavam para outras áreas, de modo a, assim, obter mais sucesso com a caça e a coleta. Por isso eles eram nômades.
No neolítico, houve uma série de mudanças importantes com o surgimento da agricultura e da pecuária, tais como o aumento do número de pessoas em cada tribo ou grupo - resultando nas primeiras cidades-, uma maior complexidade política na organização social, o sedentarismo, uma maior preocupação com a propriedade, dentre outros fatores relevantes.
Isso foi, particularmente, verdadeiro no Oriente Médio, pois havia diversas espécies de plantas e animais nessa região que eram extremamente interessantes em termos de domesticação, devido à rapidez da produção, condições de armazenamento da semente, dentre outras características importantes para os humanos. Elas nasciam tão logo havia umidade, crescendo rapidamente e produzindo logo. Entre elas, o trigo, produto básico do pão. Com as observações e experiências, os humanos aprenderam a armazenar as sementes de trigo em estruturas de barro (silos) , nos quais a água e a umidade não entrava, permitindo a manutenção de uma reserva de alimento durante o ano todo, aproveitando-se os períodos mais favoráveis para o plantio.
Com isso, era possível garantir alimentos por muito tempo, além de alimentar um maior número de pessoas, sem a necessidade de se mudar para outros locais, criando o sedentarismo a partir da agricultura de espécies de plantas e animais domesticados.
Com isso, os grupos dos agricultores e criadores venciam os grupos menores de caçadores e coletores, de maneira que especialmente no Oriente Médio e Europa, dentre outros lugares, os sobreviventes fossem aqueles que adotaram a agricultura e a criação de animais, criando as primeiras cidades e civilizações.
Nesse sentido, o cultivo desses alimentos e a criação de animais foi tão importante que a população humana atual, em sua grande maioria, não apresenta intolerância ao glúten (presente nas farinhas, como a de trigo) e nem a lactose, ao contrário do que ocorria antes. Desse modo, os estudos demonstram que, no paleolítico, a maior parte dos seus humanos eram intolerantes à lactose e ao glúten, ou seja, a importância dos cereais nessas sociedades foi tão grande que a maioria das pessoas são descendentes daqueles que não eram intolerantes ao glúten e puderam aproveitar os benefícios desses alimentos.
Para melhor compreender todo esse processo, sugiro que veja o vídeo " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden ", encontrado facilmente no youtube.
Continuação abaixo.
Espero ter ajudado!
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé
Xi, essa música do sapo 'tá muito fácil, não 'tá?
Vamos tentar cantar usando só uma vogal?
Então vamos começar pelo A
A sapa na lava pá
Na lava parqua na quar
Ala mara la na lagua
Na lava a pá parqua na quar
Mas qua chalá
E agora usando só o E
E assim por diante
E sepe ne leve pé
Ne leve perque ne quer
Ele mere le ne legue
Ne leve e pe perque ne quer
Mes que chelé
I sipi ni livi pí
Ni livi pirqui ni quir
Ili miri li ni ligui
Ni livi i pí pirqui ni quir
Mis qui chilí
O sopo no lovo pó
No lovo porquo no quor
Olo moro lo no logo
No lovo o pó porquo no quor
Mos quo choló
U supu nu luvu pú
Nu luvu purquu nu quur
Ulu muru lu nu lugu
Nu luvu u pu purquu nu quur
Mus quu chulú
Letras oficiais do canal da galinha pintadinha