Respostas
Resposta: Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, os profissionais da Química ganham muita visibilidade. Como eles têm atuado?
Tratando-se de uma área de atuação bastante ampla, é esperado que os profissionais da Química estejam, inclusive, no front de combate à própria Covid-19. Há profissionais na parte de testagem, no suporte ao desenvolvimento de tratamentos, sem contar com toda a parte do aprimoramento dos EPIs e de produtos de higiene, sanitizantes etc. Tudo isso somado ao suporte dos profissionais à sociedade levando informações confiáveis à população. A atuação dos profissionais de Química tem sido exemplar.
São muitas frentes: produção de álcool e outros produtos, pesquisa sobre o vírus, terapias e vacinas, fiscalização dos fabricantes. Como o Conselho Federal e os Conselhos Regionais têm apoiado os profissionais diante de tantas demandas da sociedade?
Destacaria aqui a própria Química Solidária como elemento de aproximação entre os profissionais e a sociedade. Vejamos: é uma ação que nasceu com a produção de álcool em gel e glicerinado nos estados da Paraíba e do Rio de Janeiro, com adesão dos demais CRQs em seguida, com foco na distribuição à população carente e aos hospitais. Outro aspecto interessante é que a Química Solidária é muito mais ampla, foi muito além da produção de álcool em gel. Seguiu no espírito de combater a desinformação, de fiscalização sobre as práticas. Tornou-se também um forte instrumento de produção de notas técnicas. Destaco aqui a nota conjunta com a ABIPLA, acolhida pela Anvisa, na questão dos túneis de desinfecção. São articulações que beneficiam a população de forma direta e ela tem a percepção disso.
Explicação: