02. A ocorrência da menstruação, na mulher, é um indicativo de não gravidez. No entanto, assim q a mulher engravida a menstruação é suspensa. Explique por que esse fenômeno ocorre e qual a sua importância para a reprodução. URGENTE
Respostas
Resposta:
A ovulação é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação.
No ovário (o local de onde sai o óvulo) surge o corpo lúteo ou amarelo – uma estrutura amarelada que passa a produzir o estrogênio e progesterona. Esses hormônios atuam juntos, preparando o útero para uma possível gravidez, além disso, o estrogênio estimula o aparecimento das características sexuais femininas secundárias.
O óvulo liberado é “captado” por uma das tubas uterinas, que ligam os ovários ao útero. Revestindo essas tubas internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo até a cavidade do útero.
Explicação:
A menstruação ocorre quando não há fecundação e o óvulo é eliminado pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa uterina.
O ciclo menstrual é o período entre o início de uma menstruação e outra. Esse período dura, em média 28 dias, mas pode ser mais curto ou mais longo.
A primeira menstruação se chama menarca e, na maioria das vezes ocorre entre 11 e 13 anos, embora não exista uma idade determinada para isso. A menstruação representa o início da vida fértil, isto é, o período em que a mulher pode, se não houver problemas, engravidar.
A menstruação é o processo de descamação das paredes internas do útero feminino, que ocorre periodicamente (em geral, mensalmente) nas mulheres, levando à expulsão de sangue e tecido, além de outras consequências como cólica e mal estar.
Esse processo ocorre, porque o organismo feminino se prepara a gravidez (um resquício evolutivo da necessidade de procriação da nossa espécie). Quando a fecundação não ocorre, então esses tecidos internos que seriam utilizadas na gestação são "descartados" pelo organismo.