responda:
Será que o racismo é proveniente de um grupo de pessoas que pensava e pensa que as pessoas negras não seriam seres humanos ?
Respostas
Resposta:
Devido ao contexto histórico, sim. Os portugueses na época da escravidão achavam que negros não eram considerados humanos.
Explicação:
Espero ter ajudado.
Desde o período da colonização, negros eram tratados perante as leis como indivíduos diferentes e "impuros". Desde o momento que colocaram os pés no Brasil, a raça foi tratada com desprezo, sendo torturados cotidianamente. Mesmo com os escravos sendo libertos perante a lei, eram vistos com menosprezo; sem estudos, dinheiro ou trabalho, eram obrigados a se submeter a trabalhos desumanos. A lei do Sexagenario não funcionava pois dificilmente um negro chegava aos 60 anos.
Os escravos eram considerados produtos à venda. Objetos que pertenciam àqueles que pagavam mais.
Nos EUA, entre 1877 a 1950, houve a Era dos Linchamentos, nos quais negros eram punidos sem julgamentos, torturados em público, tendo suas partes dos corpos amputados enquanto os brancos brincavam e comiam tranquilamente. Essas atitudes tinham o apoio político e da imprensa da época.
Um dos mais famosos casos de indiferenças foi a Segregação Racial, conhecido também como Apartheid, leis criadas para separar a raça negra das demais simplesmente pelo fato da sua cor. Negros não podiam utilizar os mesmo banheiros, bebedouros, hotéis, restaurantes, entre outros ambientes que brancos frequentavam.
Olhando todo esse histórico, podemos sim concluir que o racismo sempre persistiu e que, pelo menos na maior parte da história, os negros foram tratados como animais.
pág 23 a 26