As secas prolongadas e as queimadas transformaram 1/3 da região da caatinga em deserto. A caatinga é a vegetação típica do Nordeste do país. Ela ocupa uma área de 950 mil Km². Pega os nove estados do Nordeste e chega até o norte de Minas Gerais. Mas o estudo mostra que, dessa área, 300 mil Km² já viraram deserto, ou seja, quase 1/3 do total. E a desertificação deve avançar quase 3 mil Km² por ano, se nada for feito.
A caatinga ocupa 2% do território de Minas Gerais. São 11.730 Km² no extremo norte do estado, mas em 40% das fazendas, há o desgaste do solo, provocado pela atividade rural. Engenheiros agrônomos já apontam diversas áreas com princípios de desertificação.
Os clarões abertos podem ser vistos onde não cresce capim. Isso já seria um sinal de degradação do solo, assim como a proliferação da vegetação mais baixinha, conhecida como erva daninha.
Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2016. Adaptado
A partir dessa reportagem, conclui-se que o problema que ocorre na caatinga se deve:
A.ao intenso uso de solo, sem manejo apropriado, bem como à falta de informações e/ou desrespeito dos agricultores, em relação à importância desse bioma para a região.
B.ao intenso uso do solo e à busca de preservação associada com grande investimento na formação de agricultores com práticas sustentáveis.
C.à grande extensão desse bioma que, devido às altas temperaturas constatadas na região, sofre intenso processo de desertificação.
D.à vegetação densa e ao solo pedregoso, que favorecem o processo de desertificação, devido aos altos índices de incêndios em épocas de seca.
Respostas
respondido por:
25
Resposta:
ao intenso uso de solo, sem manejo apropriado, bem como à falta de informações e/ou desrespeito dos agricultores, em relação à importância desse bioma para a região.
Explicação:
ta comigo ta com deus confia
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás