O sociólogo alemão Robert Kurz escreveu um artigo intitulado "A síndrome neofascista da Fortaleza Europa", no qual, entre outras afirmações, destacam-se as seguintes:
"Claro que a história não se repete. Mas o reprimido sempre volta em nova roupagem, enquanto não é elevado à consciência e superado junto com suas condições. Europa, a mãe da modernidade capitalista, também deu à luz o fascismo e, com a versão alemã do nacional-socialismo, inaugurou o crime contra a humanidade. [...]. O pesadelo vivido pela Europa entre 1933 e 1945 parecia não deixar outra alternativa: fascismo nunca mais! No entanto, como os fundamentos sociais desse pesadelo permaneceram totalmente inalterados, as próprias raízes do terror fascista não foram postas de lado. Na efêmera época do "milagre econômico" após a Segunda Guerra Mundial, os demônios desapareceram nos subterrâneos, mas com a crise sócio-econômica da terceira revolução industrial eles voltaram à tona.
Desde os anos 80, o novo desemprego estrutural de massas é acompanhado pela ascensão de ideologias neofascistas e sentimentos racistas. O potencial intimidativo com que se enriqueceram as sociedade européias na crise estrutural ao fim do século 20 se descarrega em sucessivas ondas de "radicalismo de direita" amplamente difundido, que ainda não assumiu contornos nítidos".
"Folha de São Paulo". Mais! 14 de maio de 2000, p.14.
Assinale a proposição INCORRETA na sua referência ao Fascismo. *
2 pontos
(A) Fascismo na Alemanha, denominado nacional-socialismo, foi responsabilizado por crimes contra a humanidade.
(B) As crises sócio-econômicaseuropéias das últimas décadas reacenderam ideologias neofascistas e sentimentos racistas.
(C) As atrocidades cometidas pelos nazistas, durante a II Guerra Mundial, sepultaram definitivamente as atitudes fascistas na Europa.
(D) Segundo o texto, a história está se repetindo, pois ressurgem na Alemanha, França e Inglaterra, entre outros países, os ideais fascistas e o racismo.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
(C) As atrocidades cometidas pelos nazistas, durante a II Guerra Mundial, sepultaram definitivamente as atitudes fascistas na Europa.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás