O texto apresenta informações sobre a invasão islâmica na Península Ibérica.
Nas primeiras décadas do século VIII, tropas islâmicas invadiam a Europa através da Península Ibérica, ameaçando territórios dos Francos. Na batalha de Poitiers, forças cristãs sob a liderança de Carlos Martel derrotaram uma invasão massiva islâmica, preservando o Cristianismo como a fé dominante na Europa e impedindo a expansão do Islã.
NICOLLE, David. Potiers AD 732: Charles Martel turns the Islamic tide. Oxford: Osprey Publishing, 2008. (traduzido e adaptado)
Carlos Martel, responsável pela vitória que impediu o avanço islâmico sobre a Europa, era
(A)
o imperador dos francos, coroado pelo Papa.
(B)
rei merovíngio, filho herdeiro de Clóvis.
(C)
prefeito de palácio da Dinastia Merovíngia.
(D)
um Papa, que se tornou representante dos francos.
Respostas
Resposta:
letra c
Explicação:
se vc olhar no seu livro esta escrito a resposta
Letra C: Carlos Martel, o grande responsável pela vitória que impediu o avanço islâmico sobre a Europa era na verdade prefeito de palácio da Dinastia Merovíngia; cargo que na época era chamado de Mordomus ou Mordomo, sendo que ele era a pessoa que de fato governava, enquanto o rei ocupava-se com seus próprios afazeres.
Carlos Martel teve um importante papel ao derrotar a invasão muçulmana, que da península ibérica desejava invadir e conquistar o restante da Europa. Seu filho veio a tornar-se rei e conhecido como Pepino, O Breve.
O Neto de Carlos Martel é Carlos Magno e foi o responsável pela conquista de regiões como a saxônia a Lombardia e a Baviera, entre outras, convertendo os povos pagãos ao cristianismo e unificando grande parte da Europa Ocidental.