• Matéria: História
  • Autor: toddynreis
  • Perguntado 5 anos atrás

AJUDAAAAAAAAA É PARA AGORAAAAAAAA!!!!!!



O texto trata da nacionalização dos rios platinos, realizada pelo ditador argentino Juan Manoel Rosas.




A política do Império do Brasil em relação ao Paraguai buscou alcançar três objetivos: livre navegação do rio Paraguai; obter um trato de fronteiras com o país guarani; e conter a influência da Argentina sobre o Paraguai. Assim, ao se estabelecer internamente, o Império mirou a região do Rio da Prata na tentativa de conter o avanço de Buenos Aires que havia nacionalizado os rios platinos, impedindo a navegação de navios estrangeiros.


DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 471.




Em resposta à nacionalização dos rios platinos, realizada por Juan Manoel Rosas, ditador argentino, o governo imperial brasileiro



(A)

desenvolveu um acordo diplomático, o Tratado de Amizade, que estabeleceu que somente navios do Brasil e da Argentina podiam navegar nos rios platinos.



(B)

realizou uma invasão na Bacia do Rio da Prata, com o auxílio da marinha inglesa, para liberar os rios da nacionalização argentina.



(C)

promoveu uma invasão nos territórios da Argentina e do Paraguai, que estava sob o domínio de Rosas.



(D)

estabeleceu uma aliança com o Uruguai e com os opositores de Rosas na Argentina.


bthassfirme: AS tá difícil né amg

Respostas

respondido por: marcosvribeiro
32

Resposta:

a resposta e D

Explicação:

tambem to fazendo prova


Anônimo: que coisa errada kk
ateixeiraporto: ta errado?
DayanaSoares: vocês podem me siga por favor dayanasousa3107 meu Instagram
respondido por: makmorales
1

Letra D: sobre o advento da nacionalização dos rios platinos realizada pelo ditador argentino Juan Manoel Rosas, é possível apontar que, em resposta, o governo imperial brasileiro estabeleceu uma aliança com o Uruguai e com os opositores de Rosas na Argentina, tudo com o objetivo de contar o avanço argentino sobre a região.

A Região do Rio Prata é historicamente rica e tem grande importância no sul da América do Sul, incluindo importância para o Brasil, Argentina, Paraguai e também para o Uruguai. Foi um dos principais pontos de tensão e ambição de todos os países envolvidos ao longo de séculos. Atualmente as fronteiras são bem definidas e os conflitos de interesse cessaram.


DayanaSoares: vocês podem me siga por favor dayanasousa3107 meu Instagram
Perguntas similares