Durante a colonização do Brasil, um dos objetivos da metrópole portuguesa era combater o processo da reforma protestante (que conquistava muitos fiéis na Europa), por isso, os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do catolicismo nas novas terras. Sobre eles é correto afirmar:
a) Iniciaram a educação no Brasil e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente, onde ensinavam o português e a matemática aos indígenas catequizados.
b)Apesar de conseguirem muitos resultados positivos nas atividades econômicas, pois castigavam os índios, no campo religioso não alcançaram resultados, sendo baixo o número de índios que se converteram ao cristianismo.
c)O trabalho realizado nas missões tinha como orientação integrar os índios nos princípios da civilização cristã, católica, promovendo a educação religiosa e para o trabalho, tendo destaque na exploração de drogas do sertão.
d) Em um tempo, o trabalho das missões foi interrompido, pois não alcançava resultados práticos e muitos padres acabavam adquirindo hábitos próprios dos índios, o que contrariava os interesses da Igreja.
e) Diziam que os índios selvagens não tinham alma e que, portanto, era necessário convertê-los ao catolicismo, como forma de torná-los mais dóceis para serem escravizados pelos senhores de terras.
Respostas
Resposta: a) Exceto "Construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios."
Pois que os Jesuítas agiam de tal modo, mas tinham por interesse a assimilação dos indígenas às tradições católicas.
(B) Os jesuítas pregavam que os índios selvagens não tinham alma e que, portanto, era necessário convertê-los ao catolicismo, como forma de torná-los mais dóceis para serem escravizados pelos senhores de terras.
c) O intuito dos jesuítas era não só catequizar os índios nativos do Brasil, tendo em vista o período conturbado vivido pela Igreja Católica, marcado por Reformas religiosas - tais como o protestantismo - mas também educá-los na disciplina do trabalho (nos moldes daquele executado na Europa)
desculpa a D e a E eu não sei