O texto apresenta informações sobre a criação de dromedários no Oriente Médio.
O coronavírus Mers, responsável por problemas respiratórios agudos e causador de dezenas de mortes no Oriente Médio, pode ser transmitido por dromedários. [...]
Os pesquisadores acreditam que um contato próximo com os dromedários explica a transmissão, provavelmente por vias aéreas. "As pessoas os têm como animais de estimação", disse Lipkin. "E também comem dromedário, assim há muitas oportunidades para que o vírus se transmita".
MERS pode ser transmitido por dromedários, diz estudo. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2020.
Com base no texto, a respeito da importância dos dromedários no desenvolvimento e na cultura Árabe, pode-se afirmar que para os beduínos, no contexto da Antiguidade, o dromedário
(A)
era fonte de alimentos e de couro e era utilizado como meio de transporte.
(B)
era apenas um meio de transporte, utilizado para transportar mercadorias e pessoas pelo litoral agrícola.
(C)
gerava renda e lucro, pois era ofertado aos turistas, que podiam passear nele.
(D)
era fonte de alimentos, que substituiu o gado na pecuária, após a crise pastoril ocasionada pelas invasões “bárbaras” na Península Arábica.
damaques437792:
pessoal responde isso e para prova
Respostas
respondido por:
0
É correta a alternativa A, já que os dromedários são apresentados no próprio texto tanto como um meio de transporte (de pessoas e cargas) quanto como uma fonte de alimento, o que poderia ter inclusive contribuído para a disseminação do coronavírus Mers na população local.
Esta forte dependência dos beduínos, um grupo de povos seminômades que tem como principal atividade econômica o comércio, se dá pelas próprias características geográficas da região em que habitam: pouca disponibilidade de água e poucos recursos naturais exploráveis faz com que o comércio através do Saara, que depende da exploração de camelos e dromedários, seja a única base econômica viável.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás