• Matéria: Sociologia
  • Autor: Dani7797
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia os textos e responda à questão:“[No desenvolvimento histórico da luta entre classes] (...) a existência de classes somente tem lugar em determinadas fases históricas do desenvolvimento da produção”MARX, Karl. Sociologia. São Paulo: Ática, 1979“[A situação de classe é expressa] como a oportunidade típica de uma oferta de bens, de condições de vida exteriores e experiências pessoais de vida, e na medida em que essa oportunidade é determinada pelo volume e tipo de poder, ou falta deles, de dispor bens ou habilidades em benefício de renda de uma determinada ordem econômica”WEBER, Max. Classe, Estamento e partido. In: Ensaios de Sociologia: Rio de janeiro: Zahar, 1982, p.212 A respeito da desigualdade social para Karl Marx e Max Weber, assinale a alternativa CORRETA: *
5 pontos
Na concepção de Karl Marx, a desigualdade não é manifestada a partir dos desequilíbrios entre burguesia e trabalhadores, e sim por questões estruturais da sociedade.
Weber observou a desigualdade social a partir das estratificações sociais. As três grandes estratificações ocorrem no campo da economia, do status e do poder.
Para o sociólogo Max Weber, as desigualdades sociais seriam resultados das posições assimétricas que os indivíduos ocupam na sociedade, para ele as estratificações geram a luta entre classes.
Para Karl Marx, os indivíduos se diferem uns dos outros por questões atreladas ao âmbito jurídico.

Respostas

respondido por: rayssavitoria926
5

Resposta:weber observou a desigualdade social a partir das estratificacões sociais. as três grandes estratificacões ocorrem no campo da economia, do status e do poder.

Explicação: : )

Perguntas similares