• Matéria: Filosofia
  • Autor: jrcarinilealp98huv
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia com atenção: Escola de Frankfurt: grupo de pensadores alemães do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt. tendo como pontos de partida a teoria marxista e a teoria freudiana. O grupo concentrou seu interesse na análise da sociedade de massa, termo que busca caracterizar a sociedade atual, na qual o avanço tecnológico é colocado a serviço da reprodução da lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de garantir o apaziguamento e a diluição dos problemas sociais. (COTRIM, Gilberto; FERNANDES Mirna. Fundamentos da Filosofia. Saraiva. São Paulo, 2016) Com base nas aulas e no texto acima, em que difere o pensamento de Benjamin do pensamento de Adorno e de Horkheimer?

Respostas

respondido por: luaratorresz
3

Resposta:

Para Walter Benjamin, a reprodutibilidade técnica é o meio pelo qual a produção de arte em escala industrial é possível; é a capacidade de reprodução em massa de uma música, que pode ser gravada e reproduzida infinitas vezes, ou de uma imagem, que pode ser captada por fotografia ou filmagem e também reproduzida. Para Benjamin, esse fenômeno retira da arte a sua autenticidade, que ele chamou de “aura”.

Para Adorno e Horkheimer, o capitalismo não só utilizou a Indústria Cultural para criar um movimento de consumismo, como utilizou a própria arte como forma de produto para ser consumido. Dessa maneira, o cinema, a música e até as artes plásticas passaram a ter uma produção baseada em uma fórmula que agrada aos espectadores pela facilidade de assimilar-se o conteúdo da obra. O espectador médio da indústria cultural é alguém que não pretende encontrar na obra de arte nada além do entretenimento, caindo numa massificação absoluta dos produtos culturais.

Espero ter ajudado

Explicação:

Perguntas similares