• Matéria: Geografia
  • Autor: liviaamorim03
  • Perguntado 5 anos atrás

O Japão é o terceiro país mais industrializados do mundo, apesar de seu pequeno tamanho, perdendo apenas para a China e EUA. O processo de industrialização começou na era Meiji, no final do séc. 19, após ficar quase 200 anos isolado do mundo. O Japão foi obrigado a se abrir comercialmente e a aceitar a presença de estrangeiros por imposição dos Estados Unidos, que ameaçava bombardear seus portos. Teve, então, o início do seu processo de industrialização, que contou com importantes investimentos estatais em educação, preparando mão de obra barata e disciplinada. Os investimentos também ocorreram em diversos outros setores da economia japonesa, dando origem a verdadeiros impérios empresariais familiares. Sobre esses investimentos e sobre os impérios empresariais familiares, podemos afirmar que eram: *
A) O principal destino dos investimentos japoneses eram em infraestrutura e grupos empresariais nos países próximos, como na Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan. Esse grupo ficou conhecido como Tigres Asiáticos.
B) O governo do Japão investiu em grupos empresarias familiares japoneses e em infraestrutura, logo após a segunda guerra mundial. Esses grupos ficaram conhecidos como Zaibatsus, dando origem a empresas multinacionais como a Honda e Toyota.
C) Os investimentos ocorreram em infraestrutura, como em portos, ferrovias e rodovias pelo Japão. Também foram favorecidos grupos empresariais japoneses, que ficaram conhecidos como Zaibatsus, atingindo grande tamanho e poder na economia japonesa entre a era Meiji até o final da segunda guerra mundial.
D) Os antigos líderes dos Xogunatos japoneses obrigaram o imperador Meiji a investir em suas empresas, que se transformaram em impérios empresarias chamados de Zaibatsus. Os Zaibatsus dominam a economia japonesas até os dias atuais.

Respostas

respondido por: marizeterk
0

Resposta:

Explicação:


Juanadjskk: Vai se f2d3r
Perguntas similares