Como observado ao longo do capítulo, o coeficiente de Gini e o IDH são indicadores relativos que medem, respectivamente, a desigualdade de distribuição de renda e o grau de desenvolvimento econômico associado à qualidade de vida oferecida à população; porém, os dois índices não variam da mesma forma. Dito isso, em caso de aumento ou de um, ou e de outro (Gini e IDH), quais serão os resultados para a população de um país? Exemplo: Caso o Índice de GINI aumente, qual o resultado disso? Caso o IDH aumente, qual o resultado disso?
Respostas
Resposta:
O índice de Gini e o IDH são opostos. Enquanto o coeficiente de Gini mostra a situação de desigualdade em um país, o IDH mostra o nível de seu desenvolvimento. Ambos variam de zero a um (alguns de Gini podem ser de 1 a 100), sendo, para Gini, quanto mais próximo de 0, menor a desigualdade de renda, e quanto mais próximo de 1, pior é a distribuição de renda, o que indica maior desigualdade. Já o IDH, quanto mais próximo de 0, pior é o nível de desenvolvimento do país, e quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida da população.
OBS: IDH é o índice de desenvolvimento humano criado pela ONU e considera várias variáveis para seu cálculo, entre eles: distribuição de renda, escolaridade, saúde (mortalidade infantil e longevidade), entre outros.
Espero ter ajudado!