quais medidas mercantilistas que foram tomadas pelos portugueses no processo de colonização do Brasil.
Respostas
Resposta:
As medidas inscreveram-se num momento de crise da economia portuguesa, que se devia, em linhas gerais, às vultosas despesas com a Guerra da Restauração (1640-1668), o declínio do comércio açucareiro do Brasil face à concorrência do açúcar das Antilhas, e uma baixa dos produtos portugueses (vinho, sal) no mercado internacional.
A sua adoção foi inspirada, em grande partem na obra de Duarte Ribeiro de Macedo, "Discussão Sobre a Introdução das Artes no Reino",[1] que afirmava:
"(...) Acharemos (e não ainda todos) que só o pano de linho [feito em Portugal] e os sapatos são obras nossas. Chapéus, já se desprezam os nossos, e não se estima homem limpo o que não traz chapéus de França. (...). O único meio que há para evitar este dano e impedir que o dinheiro saia do Reino é introduzir nele as artes [manufacturas]. (...).
O dinheiro nos reinos tem a qualidade que tem o sangue no corpo de alimentar todas as partes dele; e para o alimentar anda em perpétua circulação, de sorte que não para senão com a inteira ruína do corpo. Isto mesmo faz o dinheiro. (…)"[2]
Entre as medidas aplicadas pelo conde de Ericeira, destacaram-se:
a Pragmática de 1677;
a introdução de indústrias manufatureiras;
a concessão de créditos para a instalação daquelas manufaturas no país.
O fortalecimento de uma marinha que protegesse os interesses portugueses no exterior.A sua acecpção mais recente tem origem no mercantilismo medieval.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO! BONS ESTUDOS!!!
(*≧▽≦)(◕‿◕✿)( • ̀ω•́ )✧
Resposta: As medidas inscreveram-se num momento de crise da economia portuguesa, que se devia, em linhas gerais, às vultosas despesas com a Guerra da Restauração (1640-1668), o declínio do comércio açucareiro do Brasil face à concorrência do açúcar das Antilhas, e uma baixa dos produtos portugueses (vinho, sal) no mercado internacional.
Explicação: