Fãs do Festival de Parintins fazem fila desde ontem para entrar no bumbódromo
Publicado em 30/06/2017 - 17:48 Por Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil - Manaus
As filas das galeras, como são chamados os torcedores dos bois Caprichoso e Garantido, já estão dando a volta hoje (30) no bumbódromo de Parintins, no Amazonas. O festival folclórico só começa à noite, mas muita gente chegou bem antes para garantir um bom lugar para assistir às apresentações. A torcida organizada Mancha Vermelha O Louco Torcedor, do Garantido, está acampada desde as 6h de ontem. A funcionária pública Gorete dos Santos integra o grupo. Ela é parintinense e, mesmo morando atualmente em Manaus, não perde um só festival.
“A gente acampa um dia antes para mostrar o amor pelo nosso boi, pelo nosso brinquedo de São João que é o Garantido. É uma expressão de amor”, disse a torcedora.
Já a paraense Auricélia Amaral, torcedora do Garantido, vai assistir pela primeira vez ao festival. “Esse ano para mim é especial. Deu para conciliar o trabalho e eu estou aqui na emoção e expectativa”, contou Auricélia.
Os torcedores dos bois sempre enfrentam muito sol e, às vezes, chuva, aguardando o momento de entrar no bumbódromo.
Neste ano, a organização do festival providenciou uma longa cobertura de lona para aliviar o calor. A novidade agradou a parintinense Cristiane Rodrigues Ferreira, de 37 anos, que há três anos consecutivos é a primeira da fila do Caprichoso.
“Esse ano está uma energia tão frenética desde o início dos ensaios. Parece que a vitória está no
nosso colo faz tempo. Tá todo mundo cheio de esperança que esse ano não tem como dar errado. O Caprichoso esse ano vai ser campeão. É só olhar para as alegorias”, afirmou a parintinense..
Para o torcedor do Caprichoso Emanuel de Jesus, vale qualquer sacrifício por amor ao boi azul. “É o terceiro ano consecutivo. É um amor que não tem explicação. A gente já aprende a gostar desde criança”, afirmou.
A capacidade do bumbódromo de Parintins é de 30 mil pessoas. Segundo o prefeito Bi Garcia, a cidade está cheia de turistas.
“Eu tô com medo da ilha ir pro fundo. Ela tá muito lotada. A cidade está cheia realmente. Muitos turistas chegando no aeroporto. Muitos barcos chegando na ilha. Eu não tenho dúvida de que a gente vai lotar o bumbódromo e muita gente vai ficar de fora porque a capacidade do bumbódromo é restrita e, portanto, controlada pelo Corpo de Bombeiros por uma questão de segurança”, ressaltou o prefeito.
A primeira noite de apresentações do 52º Festival Folclórico de Parintins está marcada para começar
às 21h30 com o Garantido. O Caprichoso vai entrar na arena do Bumbódromo por volta de meia-noite e meia, encerrando às 3h da madrugada. Cada boi tem duas horas e meia para se apresentar.
Disponível em: . Acesso em 06 nov. 2020.
1 – Nesta notícia há a divulgação: *
1 ponto
a) de um festival de teatro que será realizado na cidade de Parintins, no estado do Amazonas.
b) de um festival carnavalesco, onde as principais fantasias utilizadas são as dos bois Garantido e Caprichoso.
c) de um festival folclórico, onde ocorre a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso no bumbódromo de Parintins.
d) de um festival de cinema, onde as principais produções seriam exibidas em um telão no bumbódromo de Parintins.
2 – No trecho: “A gente acampa um dia antes para mostrar o amor pelo nosso boi, pelo nosso brinquedo de São João que é o Garantido. É uma expressão de amor” (...) o uso das aspas foi utilizado com a função de: *
1 ponto
a) enfatizar uma ideia.
b) destacar uma citação direta de um entrevistado.
c) realçar uma palavra ou expressão.
d) assinalar estrangeirismos, neologismos ou gírias.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1 C)
2 B)
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:1 C e a 2 B
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás