Respostas
Resposta:
Em uma semana, talvez nunca tenha se falado tanto sobre as condições sociais que envolvem o cinema. O assunto veio à tona por conta do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que teve como tema da reação a democratização do acesso ao cinema. Porém, pensar em consumir e produzir cinema é também refletir sobre o que e quem está sendo representado para o público.
LEIA MAIS: ‘A Fazenda’ : Participante alega sofreu racismo durante o programa; emissora se pronuncia
O termo “representatividade” vem sendo, cada vez mais, discutido em diversas áreas da sociedade. Afinal, que pessoas são representadas, diariamente, seja nas produções hollywoodianas ou nacionais? Quem são as protagonistas marcantes nas telenovelas brasileiras?
Pensar nesses personagens é também pensar em como a sociedade em geral está sendo representada. Aos poucos, as produções, principalmente cinematográficas, vem buscando uma maior pluralidade em seus personagens.
Assim, no Mês da Consciência Negra, é necessário voltar o olhar para a população que é grande parte do público, mas dificilmente representada. Vale ressaltar que falar sobre representatividade é, de fato, inserir diferentes pessoas dentro de um espaço. No caso da produção de um filme, por exemplo, é a presença nos bastidores, gravação, produção e atuação.