Respostas
Resposta:
Os modelos atômicos de Thomson, Rutherford e Bohr. ... Com base nesse raciocínio, Thomson propôs o seguinte modelo de átomo: O átomo é uma esfera de carga elétricas positiva, não maciças, incrustadas de elétrons (negativo), de modo que sua carga elétrica total seja nula.
Explicação:
mlhr resposta por favor.
Espero ter ajudado
Thomson: modelo "pudim de passas": um átomo que seria composto de uma espécie de "fluido" de caga positiva, onde os elétrons, de carga negativa, estariam espalhados, incrustados.
Joseph John Thomson, em 1904:
Propôs que o átomo consistia em um volume esférico carregado com cargas elétricas positivas no qual um conjunto de cargas negativas e estáticas estariam uniformemente distribuídas. Tal modelo ficou conhecido como “pudim de passas”, imaginando que as passas fossem os elétrons.
Ernest Rutherford, em 1908:
Através de experimento, bombardeou uma fina lâmina de ouro com partículas α, núcleo do átomo de hélio. Notou, então, que uma pequena parte era desviada de sua trajetória, porém uma maior parte das partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvio. Com base nesse experimento, ele pôde chegar à conclusão de que o átomo possuía um pequeno núcleo e uma grande região vazia.
Niels Bohr em 1923:
Complementou o modelo de Rutherford, dizendo que os elétrons só se movimentavam ao redor do núcleo quando dispostos em certos níveis de energia. Sendo assim, se um elétron recebesse ou perdesse energia ele mudaria de nível de energia.
Espero ter ajudado. :')