Respostas
Terrorismo islâmico, também conhecido como terrorismo jihadista ou Jihad islâmica, é considerado um terrorismo religioso cometido por extremistas islâmicos para atingir metas políticas e/ou religiosas.
É principalmente identificado em países do Oriente Médio, mas também inclui África, Europa, Ásia meridional (incluindo Índia e Paquistão), sudeste asiático, e nos Estados Unidos, desde pelo menos a década de 1970. O recrutamento via internet hoje é uma grande ferramenta dos jihadistas.
Organizações terroristas islâmicas utilizam principalmente táticas de guerra, ataques suicidas e sequestros, causando um impacto maior em civis.
Segundo o relatório Índice de Terrorismo Global de 2020, do Instituto de Economia e Paz, mortes por terrorismo caíram pelo quinto ano consecutivo em 2019 para 13.826 mortes, representando uma redução de cerca de 15% em relação ao ano anterior.
Ainda segundo o relatório de 2020:
"Apesar de o terrorismo estar em queda na maioria das regiões, tem se tornado mais comum em outras. Sete dos dez países com maior aumento no terrorismo estão na África Subsaariana."
"O Afeganistão continua sendo o país com o maior impacto pelo terrorismo. No entanto, as mortes por terrorismo no país reduziram em 2019 pela primeira vez em 3 anos."
Alguns outros dados do relatório de 2020 estão em gráficos: