ATIVIDADE 2-A máxima extensão do Império proporcionou riquezas e poder aos romanos por
mas também foi responsável por uma grave crise administrativa. Quais motivos podem ser portato
como determinantes para essa crise no que abrande o tamanho do Império?
Respostas
Resposta:
Em relação ao tamanho do Império Romano, podemos apontar como elementos desta crise a dificuldade para um governo central controlar províncias distantes, de modo que o governo tinha dificuldade de impedir insurreições ou realizar a cobrança de impostos.
No apogeu o Império Romano chegou a ocupar territórios na atual Grã-Bretanha, na Península Ibérica (atuais Espanha e Portugal) e no Oriente Próximo, em uma época em que as tecnologias de transporte e comunicação eram relativamente precárias. Manter toda esta população pacificada, pagando impostos e reconhecendo a autoridade romana se mostrou, na prática, um desafio impossível, tendo o Império entrado em declínio e eventualmente sido extinto.
Explicação:
espero ajudar.
Explicação:
As razões da crise romana
Até parte do século II d.C., o Império Romano viveu um período de relativa paz e grande prosperidade, que ficou conhecido como Paz Romana. O final desse período foi marcado pela morte do imperador Marco Aurélio em 180 d.C., inciando-se, assim, a decadência romana, que se estendeu até a fragmentação da parte ocidental do império em 476.
A decadência do Império Romano estava relacionada, primeiramente, com a crise do sistema escravista, iniciada na transição do século II para o século III d.C. Esse sistema era parte essencial da economia romana, que contava com a renovação da população de escravos do império por meio das guerras de conquista e expansão, típicas da história romana.