Respostas
Resposta:
O século 20 começou com o Brasil em recuperação econômica, adotando um modelo agrário, fortemente sustentado com exportação de café, borracha, algodão e cacau. Os Estados Unidos substituíram a Grã-Bretanha como a maior potência econômica do Planeta.
1902 - Rodrigues Alves tomou posse como Presidente da República.
Manuel Pedro dos Santos, o Bahiano, realizou a primeira gravação musical, no Brasil, com Isto é Bom, de Xisto Bahia.
1903 - Incorporação do Acre. A antiga província da Bolívia, era habitada por por muitos brasileiros que exploravam a borracha. O Barão do Rio Branco negociou a incorporação do território ao Brasil mediante o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas pelo Acre e a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que daria à Bolívia uma saída para o Oceano Atlântico.
1904 – O sanitarista Oswaldo Cruz iniciou campanha para erradicação de epidemias de varíola e febre-amarela.
1906 - Em Paris, o mineiro Santos Dumont inaugurou a era da aviação com seu 14 Bis.
Afonso Pena foi eleito Presidente da República.
1907 - O Brasil participou pela primeira vez de uma conferência mundial: a segunda Conferência de Paz, em Haia. Foi enviado o jurista baiano Ruy Barbosa.
Começaram as construções das Linhas Telegráficas Estratégicas Mato Grosso/Amazonas, que levou aquele novo meio de comunicação ao Mato Grosso e Acre. Esse empreendimento foi chefiado por Cândido Rondon.
Começou a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, concluída em 1912.
1908 - O cientista baiano Pirajá da Silva descobriu o agente patogênico da esquistossomose.
1909 - Nilo Peçanha, vice-presidente, assumiu a Presidência após a morte de Afonso Pena.
1910 - O gaúcho Hermes da Fonseca, ex-ministro da guerra, disputou as eleições presidenciais com o baiano Ruy Barbosa e saiu vitorioso. A Campanha Civilista de Ruy, de caráter liberal, foi um ponto de inflexão no palco político brasileiro, com imensa participação popular. Ruy, candidato da oposição, perdeu com 35% dos votos, numa eleição marcada por fraudes.
1912 - O Marechal Hermes da Fonseca autorizou o Bombardeiro de Salvador, em defesa de seu ministro J. J. Seabra, candidato ao governo da Bahia. Tiros de canhões destruíram vários prédios históricos da primeira capital do Brasil. A Biblioteca Pública foi incendiada, imensa documentação histórica e milhares de livros transformam-se em cinzas. O saldo de mortos e feridos é incerto.
Em outubro, iniciou-se a Guerra do Contestado, envolvendo disputas de território entre os estados do Paraná e Santa Catarina
1914 - Em julho estourou a Primeira Guerra Mundial. Em 14 de setembro deu-se a Batalha da Trindade, na costa da Ilha brasileira, quando a Grã-Bretanha afundou um navio alemão.
Em 15 de novembro, Wenceslau Brás assumiu como Presidente do Brasil.
1916 - Promulgado o primeiro Código Civil Brasileiro. O Brasil ocupou a Ilha da Trindade, como apoio militar.
1917 - O Brasil entrou na Primeira Guerra Mundial, após o afundamento de navios brasileiros.
1918 - Rodrigues Alves foi eleito Presidente da República, mas foi vítima da gripe espanhola. Delfim Moreira, tomou posse em seu lugar e permaneceu até a convocação de novas eleições, quando o paraibano Epitácio Pessoa foi eleito.
1922 - Em julho, o ex-presidente Hermes da Fonseca foi preso, acusado de conspiração na Revolta do Forte de Copacabana. Foi solto após seis meses por um habeas corpus.
1926 - Em 3 de setembro foi aprovada uma emenda constitucional à Constituição de 1891. Visava ampliar o poder de intervenção federal nos estados e outras questões.
1930 - Getúlio Vargas liderou uma revolução que depôs o presidente Washington Luís. Ditadura Vargas