Cada teoria da administração espelha o momento histórico em que foi desenvolvida. A administração científica surgiu no período da revolução industrial, marcado pela necessidade de diminuir a ineficiência do processo produtivo nas organizações, e se baseou na estrutura formal e nos processos. Apesar de todos os esforços na busca pela maior produtividade, os administradores continuaram enfrentando dificuldades e, assim, as teorias existentes foram dando espaço para outras, com novas abordagens. Sobre este tema, leia o trecho do caso a seguir:

"Líder no segmento de serviço rápido de alimentação, o McDonald's se destaca pela qualidade dos produtos e do atendimento. O McDonald's é a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo. Presente em 119 países, a rede possui mais de 36 mil restaurantes, onde trabalham 2 milhões de funcionários que alimentam diariamente mais de 70 milhões de clientes. O primeiro restaurante do Brasil foi inaugurado em 1979, em Copacabana, Rio de Janeiro.
No final da década de 1940, os irmãos Dick e Mac McDonald’s criaram um sistema - Speedy -, que revolucionou a indústria alimentícia, acelerando as entregas aos clientes por meio da padronização de cada processo produtivo envolvido na produção dos sanduíches.
Esse sistema consistia basicamente em criar uma melhor rotina a ser seguida pelos funcionários durante a produção, desde o atendimento ao cliente (no recolhimento do pedido), passando pela produção (melhores práticas) e finalizando na entrega. Os padrões estabelecidos nessa rotina estavam relacionados à posição de cada equipamento de acordo com a sequência de montagem, à operação das máquinas e à movimentação dos funcionários. Tudo isso, aliado à busca incessante dos seus comandantes pelo sucesso e pela qualidade do produto, foi decisivo para que a empresa se tornasse uma referência mundial no ramo em que atua.
Esse sistema, embora tenha sido desenvolvido há cerca de 80 anos, já aplicava os princípios da padronização de processos. Ainda hoje, as grandes empresas buscam constantemente criar normas de operação por uma melhor integração dos seus processos. "

O modelo adotado pelo McDonald´s se enquadra na Teoria da Administração Científica. Sobre este tema, explique porque este exemplo pode ser enquadrado nesta teoria e diferencie a Teoria da Administração Científica das outras teorias (teoria da burocracia, teoria comportamentalista e teoria contingencial) apresentando as características principais de cada uma delas.

Respostas

respondido por: gustavosalencar
2

Resposta:

O modelo McDonald´s se enquadra na teoria da administração cientifica entre outros fatos por se basear no modelo de padronização do processo de todas as etapas do processo produtivo, com criação de rotinas de seqüência bem definida e eficaz, otimização da relação maquina/homem. Criou-se uma linha de produção em alta escala e com divisão definida de tarefas, maximizando os resultados

A teoria da administração cientifica se difere das demais a seguir por estar focada em critérios técnicos e científicos de produção, com ênfase em estrutura, baseada no planejamento e execução de tarefas e tratando a administração como uma função distinta das demais.

A teoria da burocracia se caracteriza pela formalização de processos, definição de hierarquia, autoridade, racionalidade, criação de regras e padrões com imparcialidade.

A teoria comportamentalista trata da relação do comportamento humano com a produtividade, da valorização das relações humanas, no atendimento das necessidades do individuo, objetivando maior grau de satisfação, resultando em maior produtividade.

A teoria contingencial se apresenta como critica das anteriores e trata a organização como um conjunto aberto e formado por vários fatores interdependentes e interligados entre si e não somente aspectos científicos de produção ou humanos.

Explicação:

Aula 02

a partir da pagina 51 do livro

Perguntas similares