• Matéria: Sociologia
  • Autor: Rafa16lsp
  • Perguntado 5 anos atrás

01 – Nas questões relacionadas: A Sociedade Brasileira a Partir do Olhar da Capoeira, assinale uma alternativa correta: *
0 pontos
Em aulas deste ano, já foi relacionado a Sociologia Clássica e o Brasil no período de transição para a Idade Moderna. Uma fonte de conhecimento sobre a sociedade brasileira neste período é a capoeira. Ela foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Humanidade em 2004 e é a expressão de nossa identidade e de nossa formação como nação.Opção 1
A capoeira é fonte de conhecimento, identidade, história e muito mais. Enquanto cidadãos não podemos falar da cultura e da história da capoeira apenas em maio ou em novembro, mas durante todo o ano. É importante destacar que a capoeira, como outras manifestações da cultura afro-brasileira, não devem ser folclorizadas, isto é, simplificada, romantizada e cristalizada no tempo.
A sede da Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) em Curitiba. É uma Escola de capoeira fundada por Mestre Rogério presente na Alemanha, Belo Horizonte (Mestre Iran) e em 2020 completa 20 anos em Curitiba. O responsável pela ACAD em Curitiba, Mestre Welington Negrão, é o primeiro mestre de capoeira angola da cidade.
A capoeira nasceu no Brasil, como resultado de um mosaico cultural de culturas africanas aqui. Ela não apresenta características indígenas e nem europeias, povos que também habitavam nosso país naquele período não tem sua influência na capoeira. O interessante é que nosso estado, o Paraná, não faz parte das canções mais tradicionais desta manifestação cultural.
02 – Nas questões relacionadas abaixo sobre o mesmo tema, assinale uma alternativa correta: *
0 pontos
De acordo com o IBGE o Estado do Paraná é o mais negro do sul do Brasil. Em relação à presença negra, importantes intelectuais brasileiros do século XIX e XX tratam da presença negra no Paraná, como Horácio Gutierrez, Otavio Ianni, e o famoso pintor Jean-Baptiste Debret que fez o primeiro retrato de Curitiba.
De acordo com o historiador Horácio Gutierrez (2006), no século XIX, algumas cidades contavam com um número ainda maior: em 1818 Castro contava com uma população negra de mais de 52% da população e Antonina com 30%.
O mapa dos habitantes da Vila de Paranaguá de 1767 informa que, no período, 48% da população era negra. Em 1776, os negros representavam 23% da população de Curitiba; em 1767, 50% e no final do século XVIII, 47%. (Abordagem histórica sobre a população negra no estado do Paraná, 2018).
Um dos fatos históricos que trouxeram a população negra para o Paraná não foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). Estas histórias não são contadas, ou melhor, não cantadas na capoeira. Com o objetivo de aumentar o exército o Imperador Dom Pedro II, em 1866, através do decreto nº 3.725 concedeu liberdade gratuita aos escravos da nação que pudessem servir na guerra.
03 – Nas questões relacionadas abaixo sobre o mesmo tema ainda, assinale uma alternativa correta: *
0 pontos
Um dos fatores que levaram os negros à Guerra do Paraguai era seu envio no lugar dos filhos dos ricos fazendeiros. Em ambos os casos o Estado brasileiro pagava uma indenização aos senhores. Conta-se que a principal arma dos negros era a capoeira e, quem sobrevivesse, ganharia a liberdade.
A capoeira foi, e ainda é, instrumento de sobrevivência e resistência. Hoje ela é um símbolo nacional, mas você sabia que ela já foi crime? No artigo 402 do Código Penal de 1890 ela, junto com expressões culturais e religiosas negras, foram consideradas crimes, enquadradas no crime de “vadiagem”. Ela sai do código penal apenas em 1930, durante o governo de Getúlio Vargas.
Apesar de tantas adversidades a cultura negra, ela resiste e está viva até hoje. A cultura brasileira possui grande contribuição da cultura negra. Os negros contribuíram decisivamente para a construção do nosso país.
O Paraná, não faz parte das canções mais tradicionais desta manifestação cultural. Já ouvir falar do Paranauê?
04

Respostas

respondido por: sansonsanson
2

Explicação:

alguém pode me ajudar por favor

Perguntas similares