Em relação ao Brasil do início do século XXI, é correto afirmar-se que:
a) Com a eleição do presidente Lula, houve a continuidade das propostas neoliberais, já que o presidente era forte defensor das ideias do Partido da Social Democracia Brasileira.
b) No segundo governo Lula, 2007 a 2010, o programa social Bolsa Família foi extinto, já que, naquela época, não eram mais necessárias ações assistencialistas.
c) Com a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, os partidos PSDB e PFL passaram a apoiar o governo, impedindo, por exemplo, o processo de Impeachment.
d) O governo de Dilma Rousseff sofreu uma forte crise de contestação às suas ações, como contra a corrupção em diversos setores e esferas no país, no período que antecedeu a Copa das Confederações em 2013.
e) Dilma Rousseff conseguiu, quando foi presidente da República, garantir a exclusiva exploração do Petróleo na camada Pré-Sal, impedindo o loteamento desta camada para empresas estrangeiras.
Respostas
Apesar do momento de crise, o governo investiu pesado na realização da Copa das Confederações no Brasil (2013) e para a Copa do Mundo (2014), o que gerou uma onda de protestos da juventude brasileira, contra a precarização da vida de modo geral. As manifestações de junho de 2013 ocorreram em diversas cidades do país. A insatisfação popular com o governo Dilma cresceu significativamente nesse período.
d) O governo de Dilma Rousseff sofreu uma forte crise de contestação às suas ações, como contra a corrupção em diversos setores e esferas no país, no período que antecedeu a Copa das Confederações em 2013.
É correta a alternativa D, tendo sido o final do primeiro mandato de Dilma Roussef marcado por uma série de protestos políticos, inicialmente localizados em São Paulo, que se espalharam por todo o território nacional.
Os protestos, associados com reivindicações da população por melhora dos serviços públicos, tais como atendimento nos hospitais, nas escolas e os serviços de transporte, como trens e ônibus, acabaram fragilizando o governo de DIlma Roussef. Apesar de reeleita em 2014, seu governo sofreu impeachment em 2016, tendo sido afastada do poder.